Escolas de Travessão e região recebem Secretário em Ação



O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, segue atendendo as demandas da rede municipal de ensino, por meio do projeto Secretário em Ação. Nesta segunda-feira (23), ele se reuniu na Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio com os gestores escolares no território de Travessão e região para tratar das necessidades das unidades escolares. O objetivo é criar maior aproximação da gestão com a comunidade escolar, diminuir a distância entre as unidades escolares e o gabinete do secretário, aumentar a resolutividade das demandas e desenvolver um modelo de gestão democrática.


Foram convidados os diretores das seguintes unidades: EM Profª Eleonora Silva Viana Pinto, CE Anísio Epínola Teixeira, EM José Giró Faísca, EM Fco. Ricardo L. A. Santos (Km15), CIEP Luis Carlos de Lacerda, EM Albertina Azeredo Venâncio, CE Antonino Venâncio, CE Madre Tereza de Calcutá, EM Nª. Srª. Da Conceição, EM João Batista de Azeredo e EM Bartholomeu Lysandro.


Karine Trajano, gestora da E.M. José Giró Faísca, falou sobre o encontro. “Esse modelo de gestão que o secretário está implantando é um desejo antigo de todo um grupo de gestores. Esses momentos de escuta de cada unidade são fundamentais, pois nos aproxima da Secretaria, que pode ver de perto nossos anseios e necessidades. O secretário sempre disposto a nos ouvir e resolver os problemas que ainda não foram resolvidos. Eu, particularmente, o parabenizo por esses momentos de escuta e resoluções das pendências”, disse.


A gestora da Creche Escola Madre Teresa de Calcutá, Rejane Almeida, também comentou: “A reunião foi muito produtiva e motivadora. O Secretário de Educação nos impulsiona para cada dia avançarmos mais em busca de melhorias para a Educação. Ele vai ao encontro dos gestores, das unidades escolares para conhecer a realidade e as demandas de perto. Hoje, dialogamos e, juntos, estamos construindo uma nova gestão, na qual todos nos empenharemos e juntos construiremos uma educação de qualidade para o município de Campos dos Goytacazes. Estou muito feliz em presenciar tantas melhorias: reforma, pintura, rede elétrica, conserto de vazamentos no telhado e laje, forros, etc. Chegaram também novos mobiliários para os nossos alunos, professores, geladeira, freezer e liquidificador”, destacou.




Em pouco tempo, o secretário já realizou dezenas de reuniões virtuais e presenciais com os gestores, promovendo uma gestão baseada no diálogo, respeito e transparência. Em cada encontro, os servidores podem tirar dúvidas, apresentar sugestões e demandas. “Essa é a oportunidade que temos para discutir a educação com quem, efetivamente, faz a educação acontecer”, afirmou Marcelo.


Para ele, a Secretaria está conseguindo fazer o resgate daquilo que há de melhor na rede, mesmo com as dificuldades apresentadas. “Os problemas foram agravados na pandemia, mas eles já existiam antes, e nós estamos trabalhando para solucioná-los, com o farol apontado na direção que acreditamos. Temos projeto e plano de ação que foram apresentados a toda a rede no início do ano passado para que todos tenham conhecimento. Não podemos parar de avançar. O Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) não é simples nem rápido, por isso não precisamos de atalho, precisamos de trabalho”, disse o secretário.



118 visualizações