top of page

Escolas desenvolvem atividades lúdicas no mês dedicado à Matemática


No mês dedicado à Matemática, a disciplina continua sendo trabalhada através de várias ações nas escolas da rede municipal. Alunos e professores da Escola Municipal Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcellos, em Donana, desenvolveram desafios, campeonato de xadrez, apresentações de trabalhos e dramatização do conto dos 35 camelos do livro: O homem que calculava escrito por Malba Tahan, tudo planejado e organizado pelas professoras Janaína Paes da Silva Gomes e Adriana Sanches Soares.


A aluna do 8°ano, Nicoly de Souza Pinheiro, disse que gostou muito do trabalho pois aprendeu não só sobre matemática mas também um pouco do teatro. "Apresentei a peça dos 35 camelos e também conheci a história de Malba Tahan - O homem que calculava", disse a estudante.





O Ciep Carmem Syvia Carneiro, no Eldorado, também trabalhou a disciplina uma exposição de atividades lúdicas e jogos matemáticos. A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Márcia Scot, contou que os alunos participaram com empenho e entusiasmo das atividades propostas pelos professores Lilian Pereira, Ingrid Carlos Gomes, Douglas Gomes e Débora Maciel da Costa, e com a participação da Banda Escolar.





“Os responsáveis pelos alunos que visitaram e participaram da exposição se encantaram com os jogos criados com materiais recicláveis e outros envolvendo robotizado e matemática. Foram várias atividades lúdicas, desafios matemáticos e muita alegria”, ressaltou.


O Dia da Matemática é uma data há tempos comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Essa comemoração é feita a cada 6 de maio como uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

95 visualizações
bottom of page