top of page

Escolas Municipais continuam participando de exposição do MAR




fotos Karina Costa

 


Cerca de 25 estudantes do 6º ano da Escola Municipal Professora Wilmar Cava Barros, do bairro Jóquei, visitaram a Exposição Itinerante "Meu Lugar", projeto do Museu de Arte do Rio (MAR), que está de passagem pelo município. Na Praça do Santíssimo Salvador, eles puderam contemplar várias obras, desde pinturas a fotografias e textos. 


Diversas outras unidades continuam participando das atividades nesta semana, como a E.M Clóvis Tavares, na terça-feira (5); E.M Iniciação Agrícola e Manoel Ribeiro do Nascimento, quarta-feira (6); E.M Wilmar Cava Barros novamente na quinta-feira (7) e E.M Alcindor de Moraes Bessa e Rotary I, sexta-feira (8). 

O evento teve início no dia 22 de fevereiro e continua acontecendo esta semana. O projeto é realizado pelo MAR, com patrocínio da Enel Distribuição Rio, e apoio da Prefeitura de Campos. A visita dos alunos do Jóquei foi organizada pela professora Karen Wagner Barros Borges Caldas, com apoio do professor Wesley Castro de Lima. Ela conta o que motivou a iniciativa:



“Quando fiquei sabendo que a Exposição Itinerante do MAR estava em Campos, achei que era uma chance imperdível de os alunos vivenciarem a arte de perto. Foi muito bom, pois eles acompanharam as educadoras do Museu com atenção e curiosidade. Tivemos gratas surpresas de alunos que, muitas vezes em sala, parecem desinteressados, mas que, no museu, deram um show de interesse e participação”, disse ela.

 

Aluno da Wilmar Cava Barros, Celso Almeida Barroso, 14 anos, fez parte do grupo e disse que estava muito feliz por ter participado da visita à exposição: "Adorei o lugar. Fomos muito bem recebidos. As pessoas que nos guiaram por lá são ótimas", comemorou.

 

A diretora adjunta da escola, Karina Costa, disse que proporcionar atividades fora do espaço escolar exige interesse, dedicação e comprometimento das equipes. “Nossos alunos do 6º ano tiveram tudo isso. Eles ganharam um respiro para além dos muros da escola e nós ganhamos histórias de evolução e amadurecimento, que encheram meu coração de alegria e gratidão por todos que participaram dessa atividade", concluiu.

 



A coordenadora da Educação Infantil Anos Finais, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Márcia Scot, afirmou que a exposição "Meu Lugar" representa uma expressão artística de suma importância, convidando os espectadores a refletir sobre o significado de lar para além de meramente um abrigo físico.


“Como a própria curadoria destaca, a proposta é transcender o sentido convencional, proporcionando uma experiência única para nossos alunos. É uma oportunidade ímpar de mergulhar no mundo das artes para além das fronteiras da sala de aula e dos livros, permitindo que percebam a amplitude da arte como uma manifestação de sentimentos e significados pessoais. Ao explorar essa exposição, os alunos são levados a sentir emoção e a compreender que a arte está presente em todos os aspectos da vida, enriquecendo sua compreensão cultural e sensibilidade artística”, finalizou Ana.



110 visualizações

Comments


bottom of page