As escolas municipais de Campos continuam recebendo uma visita especial, que leva literatura e incentiva à leitura. É o projeto Navegando na Poesia, que permanece fazendo a entrega do segundo volume dos livros da coleção "Vamos brincar de poesia?". Os exemplares contêm poesias escritas pelos próprios alunos. E as próximas paradas da “Caravana Navegando” serão nas Escolas Municipais José de Azevedo (nesta terça-feira, dia 26) e Pedro Álvares Cabral, na quarta-feira (27). Em dezembro, as unidades que irão receber a equipe serão Augusto Machado Viana (dia 02) e Alcebíades Candiano (03).
Esta semana a caravana passou pelas escolas Professora Áurea Simão, José de Azevedo e Ciep Pedro Álvares Cabral. O Navegando na Poesia é um projeto realizado pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Durante cada ano letivo são realizadas oficinas nas 43 escolas contempladas, em Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Campos; Carapebus; Casimiro de Abreu; Quissamã; Macaé; Rio das Ostras; São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. É justamente nas oficinas que os alunos são convidados a participar de atividades lúdicas e educativas, inclusive a produção de poesias, culminando no despertar do interesse pela literatura.
Depois de produzidas, todas as poesias passam por uma curadoria dos educadores e da coordenação pedagógica do Navegando na Poesia. Neste volume da coleção, foram selecionados 684 autores, que agora têm a oportunidade de lançar seus livros, registrados pela Câmara Brasileira do Livro, em eventos com sessões de autógrafos e fotos junto a familiares e amigos. Em Campos, por exemplo, há 89 autores mirins. Todos eles receberão exemplares dos seus livros, bem como as escolas e as secretarias de Educação.
A coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Neidimar Abreu, diz que o “Navegando na Poesia” vem realizando ações de transformação na vida dos alunos no que se refere ao letramento.
“A semente lançada regada com amor e dedicação pelos profissionais do projeto garantiram colher bons frutos!!! É maravilhoso ver todo empoderamento dos alunos ao autografarem seus livros. Esse estímulo ao protagonismo da sua própria história potencializa o desenvolvimento da leitura e da escrita, o acesso às atividades literárias de forma lúdica impulsiona o gosto pela leitura e é isso que precisamos para despertar em nossos alunos para serem bons leitores”, disse Neidimar.
A coordenadora do Navegando na Poesia, Swellen Mendonça, lembra aos pais e responsáveis para levarem seus documentos (RG e CPF) e também os dos alunos, pois a autorização dos responsáveis é indispensável para que se possa compartilhar o conteúdo produzido.
“Em nossos eventos de entrega de livros, buscamos enfatizar o valor presente nas crianças e na sua criatividade. Por isso, os eventos receberam o nome de 'Porto dos Poetas: Tesouro das Ondas'. O porto dá o sentido de passagem. É a chegada, a culminância do projeto, mas também um local de partida dos educandos para viagens maiores por meio da leitura e da escrita. Já o termo 'tesouro das ondas' representa as poesias criadas pelos próprios educandos durante as nossas oficinas”, explica Swellen.
PROGRAMAÇÃO
26/11/2024 (terça-feira), às 8h – Escola Municipal José de Azevedo
27/11/2024 (quarta-feira), às 8h30 – Escola Municipal Pedro Álvares Cabral
02/12//2024 (segunda-feira), às 9h – Escola Municipal Augusto Machado Viana
03/12/2024 (terça-feira), com horário a definir – Escola Municipal Alcebíades Candiano
–/–/2025 (data a definir) – Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz
–/–/2025 (data a definir) – CIEP Professora Carmem Sylvia Carneiro
–/–/2025 (data a definir) – Escola Municipal Marechal Artur da Costa e Silva
–/–/2025 (data a definir) – Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto Oliveira
ESCOLAS JÁ VISITADAS
Escola Municipalizada Doutor Francisco Manoel Pereira Crespo
Escola Municipal José Giró Faísca
Escola Municipal João Borges Barreto
Escola Municipal Gervásio Vasconcelos Cordeiro
Escola Municipal APIC
Escola Municipal Custódio Generoso Vieira
Escola Municipal Professora Áurea Simão
Por: Mariane Pessanha
Fotos: Matheus Berriel/ divulgação
Comments