top of page

Escolas vencedoras da Fecti recebem drones de empresas parcerias da Educação 




 

 As três unidades escolares da rede municipal de ensino premiadas na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (XVII Fecti), realizada em novembro deste ano, receberam de presente 3 drones de empresas parceiras da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Cada unidade vai receber um aparelho a fim de auxiliar nas atividades culturais, projetos e pesquisas científicas. A entrega aconteceu nesta terça-feira (19) no gabinete da Seduct.

 

Representantes da Vivace Empreendimentos, VerTV e 4JDrone entregaram os equipamentos à subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, representando o secretário Marcelo Feres; à coordenadora de Ciências da Seduct e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos, Carla Salles; e aos diretores e professores das unidades contempladas: EM Claudia Almeida Pinto de Oliveira (Farol de São Tomé), EM Dr. Luiz Sobral (Jardim carioca) e EM Nossa Sra Aparecida (Santo Eduardo).

 

Os presentes foram entregues pelo gerente operacional da VerTv, Lenimar Soares; CEO da 4JDrone, Wescly Rocha; e o supervisor e a analista de RH da Vivace, Álvaro Leixas e Bárbara Salles. A 4J Drone vai oferecer treinamento para a as três escolas ensinando como usar o aparelho.




 

“Vamos não apenas ensinar a usar, mas também sobre legislação e cuidados de segurança, como fazer fotografia e filmagens para as redes sociais, etc. Os alunos vão conseguir ter um contato com uma disciplina mais prática. O drone já é muito utilizado no mercado de trabalho, principalmente na indústria. Os equipamentos doados têm nível profissional e são muito usados, por exemplo, na área de óleo e gás, topografia, pulverização, enfim, áreas completamente diferentes. O drone integra o novo momento da Indústria 4.0, que envolve uso de inteligência artificial, robótica, IoT (internet das coisas), entre outros”, explicou Wescly.

 

Suzana lembrou que a Secretaria segue investindo em inovação, ciência e tecnologia. “Até a gestão passada, o setor de ciência e tecnologia era ligado apenas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Nossa educação ainda estava no século passado. Agora, nosso secretário Marcelo Feres uniu a ciência e tecnologia à educação e, por isso, já estamos colhendo frutos importantes e presenciando esses avanços. Agradeço muito aos nossos parceiros, professores, alunos, diretores e diretores adjuntos, por estarem conosco de mãos dadas acreditando na educação, principalmente à Carla Salles, que é peça chave pra tudo isso andar”, comentou.




Carla lembrou que os prêmios chegam em excelente momento. “Essa iniciativa da doação partiu do Wescly, que sempre nos apoia também na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os alunos e as escolas merecem porque concorreram na maior Feira de Ciências do Estado, contra escolas privadas e públicas e conseguiram conquistar o primeiro e o quarto lugares. É motivo de celebrar e incentivar ainda mais. Quando vemos essa conquista, mesmo perante toda dificuldade de organizar um evento, percebemos o quanto vale a pena. Agora, eles ainda vão para a Feira Nacional em Pernambuco representar nosso Estado. Muito obrigada aos parceiros e a todos os envolvidos”, disse Carla.

 

Professor de Artes da Escola Dr. Sobral, Luiz Carlos Soares agradeceu: “Graças a essas pessoas e ao estímulo de vocês, a gente está conseguindo bons resultados. Antes estávamos esquecidos, principalmente nessa questão da arte e tecnologia. Se não tivesse esse apoio e as cobranças da equipe, a gente não conseguiria. Só temos a agradecer”, disse.




 

Gestora da unidade de Farol, Claudia Maria Barreto, destacou o trabalho em conjunto. “É muito importante esse trabalho do coletivo e saber que não estamos fragmentados. Essa integração acontece quando tem esse pensamento coletivo, quando temos parceiros como vocês e vemos que não estamos sozinhos. A pandemia isolou toda a sociedade, mas, agora, a Secretaria de Educação está nos fazendo caminhar juntos, mesmo com os desafios que são grandes”, destacou.




 

 



 

273 visualizações

Comentarios


bottom of page