top of page

Escritora e especialista em Língua Portuguesa abriu série de palestras da Semana Pedagógica




Com o tema "Olhos no Processo Alfabetizar" a escritora e especialista em Língua Portuguesa, autora de livros didáticos pela Editora FTD há mais de 35 anos, Isabella Carpaneda, abriu a série de palestras da Semana Pedagógica, nesta quarta-feira. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Brasília; coordenadora pedagógica e elaboradora de material pedagógico para a Educação Infantil e Ensino Fundamental há mais de 25 anos, ela reforçou a importância de dois documentos para a Educação que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA).


A palestrante também falou sobre o processo de alfabetização dos alunos e ainda a origem da escrita e leitura. "A gente precisa da mediação dos professores na sala de aula. Ele precisa saber que tudo que a gente fala tem partes menores que são as sílabas e os fonemas. O professor é importante nessa descoberta. As rimas, o som, também são muito importantes nesse processo de conhecimento”, destacou.


Educadores da rede municipal de ensino elogiaram o evento e concordaram que a palestra representa mais um fortalecimento do processo de ensino- aprendizado. "Estou gostando muito. O tema é muito bom e nos dá embasamento para a sala de aula", disse Isabel Cristina, professora da Creche Escola Aldeia.




"Que tenhamos muito aproveitamento durante a Semana Pedagógica pois tivemos muitas dificuldades no pós-pandemia, principalmente no relacionamento com os alunos. É uma ótima oportunidade para aprendermos ainda mais", explicou Deusa Cristina Ramos, também professora da Creche Aldeia.


"Após a pandemia tivemos muitas dificuldades na sala de aula e essas formações continuadas têm nos ajudado muito. É bom para os docentes e discentes", pontuou Mikaela Cristina França da Silva.


Após a palestra e representando os estudantes da Rede Pública Municipal, a aluna do 5º ano da E.M. Francisco de Assis, Esther Cabral Gomes, a gestora da unidade, Nadia Regina Pacheco Ferreira Neto, e a vice-diretora, Flavia Ávila, subiram ao palco para receber o livro autografado de Isabella, "A Conquista da Língua Portuguesa".




41 visualizações
bottom of page