
Criado para ser um instrumento de democratização do ensino e para facilitar o acesso dos estudantes aos conteúdos de sala de aula, o projeto Estação Educação atingiu a marca de 600 vídeos gravados e disponíveis no Portal PAE. A coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias Digitais, Anna Karina de Azevedo y Oviedo, explica que o projeto é uma iniciativa inovadora e importante para promoção da aprendizagem mais democrática e inclusiva.
Ela disse ainda que o acervo, que abrange diversas disciplinas e temas, atendendo às necessidades curriculares de cada nível de ensino, oferece diversos benefícios para alunos, educadores e pais, contribuindo significativamente para a qualidade do ensino e a democratização do conhecimento.
Anna Karina ressalta que a ampliação do acesso à educação, um dos pontos fortes do Estação Educação, reside na sua capacidade de democratizar o acesso à educação de qualidade. Um dado importante é que as videoaulas, disponibilizadas no Portal PAE, podem ser acessadas por qualquer pessoa, independentemente da sua localização ou situação socioeconômica.
Para Anna, essa iniciativa se torna ainda mais relevante em um contexto de desigualdades sociais, promovendo a inclusão e oportunizando que todos os alunos tenham acesso aos mesmos conteúdos e ferramentas de aprendizagem.
“As videoaulas servem como um complemento valioso para as aulas presenciais, oferecendo aos alunos a oportunidade de revisar conteúdos, aprofundar conhecimentos e sanar dúvidas de forma autônoma. Essa flexibilidade permite que os estudantes aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais, promovendo uma aprendizagem mais personalizada e eficaz”, explicou.
Além disso, ela ressalta ainda a valorização do papel dos professores, o engajamento e motivação dos alunos e ainda o fortalecimento da comunidade escolar, diante do projeto.

“O Estação Educação reconhece o papel importante do professor no processo educativo. As videoaulas são produzidas pelos próprios professores da rede municipal, valorizando seu conhecimento e experiência. Essa iniciativa contribui para a autonomia profissional dos docentes, que podem utilizar as videoaulas de diversas maneiras para enriquecer suas aulas e inovar em suas práticas pedagógicas. As videoaulas, por serem um recurso dinâmico e interativo, podem aumentar o engajamento e a motivação dos alunos”, comentou.
O Projeto Estação Educação também contribui para o fortalecimento da comunidade escolar. “As videoaulas podem ser utilizadas como ferramenta de apoio para pais e responsáveis, que podem acompanhar o aprendizado de seus filhos e auxiliar no processo de estudo em casa. Em resumo, o Projeto se configura como uma ferramenta poderosa para a construção de uma educação com mais qualidade para todos”, completou a coordenadora.

Por Mariane Pessanha – Fotos: Deborah Nunes e Denise Carneiro
Comments