Estudo de caso sobre teleoficinas de fonoaudiologia do PSE vira artigo científico

O artigo científico publicado na coletânea “Tópicos em Ciências da Saúde - Volume 26”, da Editora Poisson

Foto: Reprodução


A experiência de fonoaudiólogas do Programa Saúde na Escola (PSE) com teleoficinas para professores de Campos foi objeto de um estudo de caso, que resultou em um artigo científico publicado na coletânea “Tópicos em Ciências da Saúde - Volume 26”, da Editora Poisson. O artigo “A voz profissional em tempo de Covid -19: Uma experiência fonoaudiológica para professores da Rede Municipal de Campos dos Goytacazes”, das autoras Ilma Alessandra Lima Cabral Rodrigues, Isabela Dutra Coelho Brandt, Elizabeth Matilda Oliveira Williams e Tânia Machado de Carvalho, foi publicado no capítulo 10 da coletânea, da página 80 à página 85. A coletânea pode ser baixada gratuitamente (AQUI).

Segundo o resumo do artigo: “Os resultados obtidos através das teleoficinas demonstraram que os participantes reconheceram a importância dos assuntos abordados e consideraram extremamente relevantes para a sua prática profissional. Desta forma, através do trabalho desenvolvido, foi possível identificar a importância da introdução de ações voltadas à saúde do professor, com o intuito de amenizar os efeitos do trabalho sobre sua saúde, assim como destacar a importância da inserção do fonoaudiólogo na atenção primária à saúde, a fim de facilitar estas ações na prática cotidiana”.

“A publicação do relato de experiência nos oportunizou maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pela equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) do nosso município, além da possibilidade de compartilhar com a comunidade técnico-científica uma vivência bastante positiva durante o período de pandemia pela Covid-19, que nos mostrou resultados satisfatórios diante de todas as adversidades vivenciadas pelos professores, que tiveram que se adaptar abruptamente à nova realidade do ensino remoto”, afirmou a fonoaudióloga do PSE, Ilma Cabral, uma das autoras do artigo.


Reportagem: Wesley Machado

15 visualizações