top of page

Etapa Estadual da Conae-2024 prossegue no próximo sábado




O terceiro dia da Etapa Estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae-2024) vai acontecer no próximo sábado (25), no Rio de Janeiro, de forma presencial. Essa fase da conferência teve início, de forma online, nos dias 18 e 19 de novembro, com participação de diversos servidores da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).


O evento faz parte da preparatória da Conae-2024, que vai ser realizada em Brasília, do dia 28 a 30 de janeiro de 2024 e tem como tema central o "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".


A conferência teve início de forma remota, nos dias 18 e 19 deste mês, sendo realizada após a etapa intermunicipal. Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, 80 fizeram suas conferências municipais e intermunicipais. Campos realizou a sua junto com São João da Barra e São Francisco de Itabapoana no dia 31 de outubro.


A Diretora de Relações Institucionais da Seduct, Ludmilla da Matta, falou sobre a importância do evento. “Essa é uma conferência extraordinária e esse chamamento foi feito para poder discutir o novo plano decenal da educação (2024-2034), que vai ser o novo Plano Nacional da Educação (PNE). Então, as propostas discutidas vão ser norteadoras para compor o documento”, disse.

As etapas municipais elegem as delegações para a etapa estadual, na qual são eleitos os delegados para a etapa nacional. Os candidatos devem obrigatoriamente participar das duas etapas como critério para serem candidatos na etapa nacional. As etapas municipal e estadual antecedem a Conferência Nacional Educação (Conae) que vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF), onde será concluído o texto final do PNE com todas as propostas apresentadas, a serem analisadas. Além dos delegados eleitos titulares e suplentes, estarão presentes os chamados delegados natos, ou seja, que não necessitam passar pelo processo eleitoral.

Delegados e delegadas de Campos dos Goytacazes, eleitos na etapa intermunicipal:


1- Odisseia Pinto de Carvalho

2- Rosana Correa Juncá

3-Ludmila Gonçalves da Matta

4- Giselle Maria Carvalho de Oliveira

5- Andressa Gomes Lopes

6- Maiara de Abreu da Mata

7-Angela Maria Barbosa de Souza

8- Lucimara Pereira Muniz

9- Graciete Santana Nogueira Nunes


Suplentes:

1-Talita da Silva Ernesto

2-Vanderson Gama de Souza



30 visualizações

Comments


bottom of page