top of page

“Eu Digo Não”: iniciativa visa prevenir o abuso e exploração sexual de menores



Uma roda de conversa marcou a manhã desta terça-feira (5) na Creche Escola Municipal Dom Antônio de Castro Mayer, no Parque Califórnia, dentro do projeto “Eu Digo Não”. O encontro reuniu responsáveis, alunos, professores e educadores da unidade escolar. A reunião teve foco a prevenção e o enfrentamento da violência sexual infantojuvenil. O projeto é uma parceria entre o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança vítimas de violência sexual (CAAC) e o Programa Saúde na Escola (PSE).

A iniciativa faz parte do ciclo de diálogos com responsáveis de creches e escolas municipais, mantido em colaboração entre o PSE e o CAAC. O objetivo é disseminar informações sobre prevenção e o enfrentamento da violência sexual infantil. Na Creche Escola Dom Antônio, os participantes se comprometeram a ser multiplicadores das informações abordadas, fortalecendo assim o direito à saúde, segurança e liberdade das crianças e adolescentes, conforme assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.


O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, expressou o desejo de ampliar essa parceria para mais unidades em 2024, enfatizando que a informação é uma forma de proteção. Também participaram da ação, a assistente social, Francelyne de Assis Levino; a diretora adjunta, Verônica Passos Mendes e a diretora, Priscila Pacheco Linhares.



A coordenadora do CAAC, Alice Alves, enfatizou a importância dessas ações itinerantes, revelando que o cronograma para 2024 é apenas o início de uma série de iniciativas esclarecedoras planejadas para o próximo ano. "Estamos felizes em nos aproximar da sociedade e, de fato, contribuir para proteger nossas crianças", ressaltou.


A secretária do CAAC, Maria Luísa Ferreira, destacou a relevância do encontro para sensibilizar e esclarecer as famílias sobre o abuso contra crianças e adolescentes, dada a persistência desses casos em nossa sociedade. “A importância desse encontro foi conscientizar os familiares, uma vez que infelizmente ainda existem vários casos de abusos”, comentou.

Projeto - O projeto “Eu Digo Não”, vinculado ao PSE desde 2019, concentra-se na prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, promovendo a cultura de paz, cidadania e direitos humanos. A parceria com o CAAC fortalece o trabalho junto aos responsáveis dos alunos nas escolas para divulgação desta ferramenta importante oferecida pelo município.



28 visualizações
bottom of page