Fórum Regional de Educação, Ciência e Tecnologia a partir desta quarta em Campos





A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) promoverá o I Fórum Regional de Educação, Ciência e Tecnologia a partir da noite desta quarta-feira (10) até sexta-feira (12) no Teatro Municipal Trianon. Com o tema “Educação Ilumina Vidas”, o evento terá abertura às 18h com o secretário da pasta, Marcelo Feres, e será voltado aos profissionais do ensino das redes privada e públicas – municipal, estadual e federal. A capacidade é para cerca de 800 pessoas. As inscrições ainda podem ser feitas no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Os inscritos receberão certificado de acordo com o tempo de participação.


A primeira palestra acontecerá às 19h e será ministrada pela professora mestra Alcione Paes, pedagoga com Mestrado em Educação e Meio Ambiente, especialista em Gestão Pública. Ela vai falar sobre Inovação e cultura digital na sala de aula. O Fórum também oferecerá exposição de práticas digitais, mostra de experiências exitosas, mesas redondas e apresentações culturais.


“O objetivo é promover a socialização e o debate da produção de conhecimento na área de Educação, Ciência e Tecnologia, destacando o compromisso público e político com a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, e com a formação e as práticas pedagógicas de profissionais dos diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como com as políticas públicas, visando, sobretudo, o direito à educação pela via do acesso, da permanência e da apropriação do conhecimento dos estudantes”, explicou Marcelo.


O evento contará com parcerias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Sebrae e diversas outras instituições de ensino, além das Secretarias de Educação da Região Norte/Noroeste/Lagos Fluminense. Oito municípios confirmaram presença: Italva, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, Búzios, Macaé, Quissamã e Cardoso Moreira, além de Campos.


De acordo com a organizadora do Fórum, a diretora de Relações Institucionais da Seduct, Ludmila da Matta, doutora em Sociologia Política, a juíza de Direito do TJMG, mestra Alinne Arquette, vai ministrar palestra sobre A Lei Geral de Proteção de Dados e seus impactos no sistema educacional. Outra palestra de destaque será a do professor doutor Sergio Viana da Paixão, que falará sobre “Ser educador na atualidade: desafios e conquistas”. Ele é doutor em Psicologia, pós-doutor em Letras pela Universidade de Maringá, líder do grupo de Pesquisa Ensino, Cultura, Linguagem e suas tecnologias do IFPR/CNPq.


“A programação está muito rica e imperdível. Teremos outras palestras de destaque como a da economista, MBA em Gestão de Pessoas e consultora Sebrae, Paula Alexandrisky, sobre a importância do comportamento empreendedor na escola. Mesmo quem não for profissional do ensino poderá participar enquanto houver vagas”, destacou Ludmilla.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA



231 visualizações