top of page

FMC promove Educação em Saúde para pais nas creches municipais





Higiene das crianças, sistema reprodutivo das mulheres, cuidados com as verminoses, importância do uso corretos dos medicamentos, prevenção à leptospirose, doenças respiratórias, vacinação infantil e calendário vacinal, combate ao aedes aegypti e cuidados com a dengue, zika e chikungunya. Esses são alguns dos temas trabalhados por alunos da Faculdade de Medicina de Campos em palestras ministradas para pais de alunos nas creches municipais, por meio do projeto de Educação em Saúde.


As ações acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Na segunda-feira (13/03), o projeto visitará a Creche Escola Professora Ruth Chagas Manhães, no Parque Julião Nogueira. Quinta-feira (16), será a vez da Creche Escola Nova Canaã. Nessa semana, o trabalho foi realizado em unidades como a Creche Escola Mãe Flor, em Poço Gordo, e Creche Escola Grevi Siqueira, em Custodópolis.




A diretora da Grevi, Simone Gomes, afirmou que o projeto é maravilhoso. “Fomos pioneiros com esse projeto há anos atrás. Ele corrobora para uma interação com a família e os profissionais. Vale à pena ressaltar que se faz necessária a continuidade desse trabalho sério, que nos capacita em demandas que são sensíveis. Parabéns ao professor Igor e sua equipe”, disse Simone.


Michele Monteiro, da Creche Mãe Flor, também opinou: “Abrimos a semana da mulher recebendo a equipe de educação e saúde. Essa palestra foi de suma importância, pois esclareceu muitas dúvidas das mães sobre doenças infantis”, disse. Jaqueline Ferreira Coutinho é mãe da Lavínia Ferreira Velasco, do Maternal 2, e aprovou a iniciativa. “Gostei muito da palestra falando sobre os cuidados das nossas crianças e da importância da prevenção. A equipe que comandou a palestra está de parabéns e a direção da creche também por nos proporcionar esse momento”, comentou.


Franciele Azeredo da Silva, mãe de Pedro Lucas, do maternal 1, concordou: “Parabéns pela palestra, assuntos básicos, porém de grande interesse e serventia para todos que estavam presentes”.


De acordo com um dos executores das ações, Igor Leal Pena, enfermeiro sanitarista, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Programa Saúde da Família, e mestre em Gestão em Cuidados de Saúde, as atividades são realizadas em duas frentes de trabalho, por estudantes das turmas de Extensão e do Internato da Faculdade, e fortalecem a relação instituição-sociedade, gerando melhoria na qualidade de vida das famílias contempladas.





Outra parceria com a Faculdade diz respeito ao Curso de Primeiros Socorros também nas creches municipais, voltada aos profissionais. Ela visa possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais até a chegada da assistência médica especializada nas unidades, evitando óbitos. A capacitação tem sido essencial para garantir mais segurança aos alunos e vem ajudando os profissionais a se preparem para situações delicadas envolvendo, principalmente, crianças, que podem ocorrer não somente no ambiente escolar, mas também na família, como engasgos e sufocamentos.


“Essas parcerias são extremamente importantes tanto para as escolas atendidas, para os profissionais da educação, pais de alunos e, também, para os acadêmicos, pois criam um ambiente de ensino para os alunos internos da Faculdade de Medicina e ajudam a melhorar a qualidade de vida das famílias”, comentou Igor.


101 visualizações

Commenti


bottom of page