top of page

Formação continuada: diversidade de temas e abordagens



A Escola de Formação de Professores Municipais (Efem) da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai realizar, na próxima terça, dia 18, mais um encontro do I Workshop de Planejamento de Projetos, ministrado pelo subsecretário de Gestão Operacional e professor universitário, Nilo Manhães. O curso vai acontecer na Escola Municipal Amaro Prata Tavares, na Formosa, Centro. O público-alvo são professores, gestores, auxiliares de secretaria das unidades escolares e professores readaptados. As inscrições podem ser feitas através desse LINK.


Já no dia 27 deste mês gestores, pedagogos e professores vão poder participar do curso “Práticas pedagógicas no projeto biblioteca em casa”, que é um encontro virtual, cujo objetivo é promover um diálogo e apresentar informações a respeito do projeto "Biblioteca em Casa", ministrado pelas professoras Ana Raquel Pourbaix, Ana Angélica Caetano e Edda Barreto. O link vai ser enviado através do Google Meet e as inscrições podem ser feitas através desse LINK.





A coordenadora da Efem, Talita Ernesto, conta que também está sendo realizado pela Efem o curso Libras no Cotidiano Escolar. Os encontros acontecem semanalmente na Cidade da Criança Zilda Arns. Toda quinta-feira, de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30, quatro escolas são convidadas a participar da capacitação. O público alvo são professores de alunos surdos e demais profissionais. As inscrições podem ser feitas aqui.





“Semanalmente, também realizamos o “Formação Docente: Dialogando sobre a inclusão, direcionada aos educadores da Educação Infantil do município. A cada semana serão escolhidas entre 5 a 6 novas creches para participarem da formação, que acontece na Cidade da Criança Zilda Arns”, destacou Talita.


Durante esta semana, também está acontecendo o curso de Formação de Robótica do Lab Mais no Ciep Arnaldo Rosa Viana (Ensino Fundamental Anos Iniciais); E.M. Amaro Prata Tavares (Ensino Fundamental Anos Finais); E.M. 29 de Maio (Ensino Fundamental Anos Finais) e Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Faetec).





Está em andamento, ainda, o curso, “Tecnologias Digitais em sala de aula: Uma relação entre o saber e o fazer”, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O público alvo são os educadores da Rede Municipal e o objetivo é capacitar os docentes quanto ao uso das tecnologias digitais e suas inovações no ambiente escolar.

A coordenadora de Tecnologias e Mídias Digitais da Seduct, Anna Karina Vieira, explicou que a formação em robótica educacional é mais uma oportunidade para que o professor não apenas conheça todo o equipamento adquirido pela Seduct, mas também é uma excelente forma de aliar a mesma às diretrizes do processo educativo, pois facilita o entendimento de conceitos abstratos e complexos ao mesmo tempo em que estimula a criatividade.





“Além disso, facilita o desenvolvimento de competências básicas como o trabalho em equipe, e o desenvolvimento de habilidades produtivas, criativas, digitais e de comunicação. Tudo isso como um motor de transformação de ideias, atitudes e relações”, afirmou Anna.




61 visualizações

Comments


bottom of page