Formação de Professores do Fundamental I em práticas pedagógicas lúdicas





Com o objetivo de formar Professores do Ensino Fundamental I para práticas pedagógicas lúdicas, que colaboram com uma aprendizagem significativa, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizará mais três capacitações direcionadas a educadores da Rede Pública Municipal. Por meio da Escola de Formação de Educadores da Rede Municipal (Efem), acontecerá o Curso “Formação docente: Construção e ideias de práticas pedagógicas lúdicas”.


O primeiro será na segunda-feira (24), voltado para professores do 1º e 2º anos de escolaridade. O assunto é “Letramento matemático na perspectiva da BNCC (Desafios e Estratégias)”. Quarta-feira (26), o público-alvo são professores do 4º e 5º anos, com o mesmo tema.


Já no dia 27, o assunto é “Leitura e Escrita na Construção do Saber”, direcionado a professores do 3º ano. Todas as capacitações serão realizadas na Estácio de Sá nos horários de 8h, 13h ou 18h. Para se inscrever, basta entrar no portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) – aqui – pae.seduct.campos.rj.gov.br


A Coordenadora de Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Verônica Gomes, explica que os cursos são encontros mensais de formação de professor. No mês passado, cada grupo trabalhou com uma área do conhecimento. Este mês, a área de cada grupo se modifica. Em setembro, educadores do 1º e 2º anos trabalharam com a Língua Portuguesa (alfabetização e letramento) este mês vão trabalhar com a alfabetização, matemática, e em novembro, as questões das competências leitoras e pedagógicas que regem o trabalho dos professores desse segmento.


Verônica disse, ainda, que o agendamento é feito mensalmente. A carga horária é computada para o adicional de 3% e o cumprimento de horas de planejamento. A Formação é chancelada e certificada pela Efem e cada formação é planejada tendo o professor e suas necessidades como ponto de partida.


“O objetivo principal é sempre contribuir com o fazer pedagógico do professor apresentando caminhos e promovendo as trocas que levam a uma aprendizagem eficiente. A Formação Continuada como parte integrante das ações do professor é ofertada e planejada a partir das demandas que eles, educadores, apresentam nas formações anteriores”.


257 visualizações