O aprendizado não acontece somente dentro das salas de aula, mas também nas interações, no processo do brincar e descobertas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUCT) realizou a doação de móveis infantis para as unidades pertencentes a Fundação Municipal de Saúde (FMS). O objetivo é garantir mais espaços funcionais que promovam e potencializem a aprendizagem.
Além dos jogos de mesas e cadeiras, outros materiais de papelaria como canetinhas, massinhas, lápis de cor também foram doados. Os mobiliários foram encaminhados para as recepções pediátricas do Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital São José (HSJ), a Clínica da Criança e para o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência (CAAC) que funciona no HFM.
“A Educação e a Saúde devem caminhar juntas não somente ofertando atividades e serviços na rotina escolar dos alunos. Quando elas estão doentes é quando mais precisam do nosso apoio. O momento da hospitalização é bastante delicado até mesmo para nós adultos, e ainda mais para as crianças e adolescentes. Atendemos prontamente está parceria visando minimizar os efeitos da hospitalização e levar um pouco mais de alegria e conforto para as nossas crianças nesta condição. Para além do trabalho que já desenvolvemos por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) diariamente nas nossas escolas e creches, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUCT) se faz presente inclusive nesses momentos, para aliviar a dor e o sofrimento dessas famílias que necessitam permanecer por dias e até meses em um leito hospitalar”, disse o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.
De acordo com o Presidente da FMS, Arthur Borges, os móveis serão de grande valia. “As crianças vão explorar esses itens, brincar, vão ficar mais à vontade e com isso, a internação será menos traumática e o tratamento será mais eficaz. A nossa intenção é humanizar cada vez mais os nossos atendimentos. Agradeço pela parceria com a SEDUCT”, disse.
Humanização
“Essa ação visa humanizar ainda mais o atendimento pediátrico das nossas redes de urgência e emergência, possibilitando um espaço lúdico enquanto a criança está internada ou aguardando atendimento médico”, informou o Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS e Diretor Administrativo do HFM, Gilberto Nunes.
A enfermeira da Clínica Pediátrica do HFM, Rosenilda Ribeiro, acredita que os novos mobiliários vão alegrar as crianças internadas. “Os jogos de mesas e cadeiras são coloridos, criativos, lúdicos para as crianças, no tamanho ideal para atender elas. Muito legal essa ação, creio que todos amaram”, comentou.
Comments