Gestão participativa: Secretário de Educação continua visitando unidades





O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, continua visitando as unidades escolares da rede municipal de ensino, promovendo uma gestão democrática e participativa. Nesta quinta-feira (13), ele acompanhou as atividades em unidades da Baixada Campista. Ele conversou com os profissionais da Educação, buscando ouvir suas demandas, preocupações, anseios, ideias e propostas para melhorar a qualidade do ensino em Campos. As visitas integram a programação dos projetos Secretário em Ação e Diálogo com Educadores, implantado por ele no ano passado.


Marcelo visitou a Escola Municipal Lucia Caldas, em Campo Limpo; EM Maria Arlete, em Saturnino Braga; e EM Maria Queiroz de Oliveira, em Mineiros. Dezenas de unidades foram contempladas este ano. “Mais uma vez tivemos a oportunidade de dialogar com os profissionais dessas unidades mais afastadas da região Central da cidade, buscando encontrar novos caminhos, projeções de melhorias das escolas, enfim. Dessa forma, a gente vai, dia-a-dia, avançando na nossa educação municipal”, disse Marcelo, acompanhado da assessora técnica, Catia Mello.


A diretora de Mineiros, Morgana Melo, elogiou as ações. “É muito gratificante para nós educadores de toda a rede, não somente da nossa escola, ter Marcelo como líder e secretário. Ele é o exemplo que todos nós devemos seguir pois a Educação ilumina vidas”.






A diretora da escola Lucia Caldas, Eliane Pessanha, falou sobre o encontro: “Recebemos essa surpresa maravilhosa que foi a visita do nosso secretário e sua comitiva, que veio verificar como nossa escola funciona. Foi um prazer imenso receber todos vocês aqui”, disse.


A unidade recebeu manutenção recentemente, que incluiu pintura geral, colocação de piso, troca de luminárias, revisão na instalação elétrica, sanitária e hidráulica, construção de muro, troca de portão, construção de telhado no pátio.


“Essa obra era aguardada há muito tempo e agora a escola está repaginada. A frente da escola está linda, nem parece que é uma obra de manutenção, parece mais uma reforma, de tão boa que está ficando. E não é só isso. A Seduct também está comprando mobiliários novos e isso incentiva tanto os professores quanto os alunos no processo de ensino-aprendizagem. A gente tinha cerca de 40 alunos e agora estamos com 78, o que mostra que a comunidade está satisfeita com todo o processo educacional e também da infraestrutura da escola”, disse Eliane.


O projeto Secretário em Ação visa criar maior aproximação da gestão com a comunidade escolar, diminuir a distância entre as unidades escolares e o gabinete do secretário, aumentar a resolutividade das demandas e desenvolver um modelo de gestão democrática. "Por meio do Secretário em Ação, nos reunimos para tratar das pautas mais urgentes da nossa rede municipal de ensino e garantir maior agilidade na resolução das demandas apresentadas", explicou Marcelo.


Ele afirma que a Seduct está garantindo maior participação dos professores e demais profissionais da educação no processo de ensino-aprendizagem. “Os esforços que estão sendo feitos pelos diretores de escolas e creches têm gerado a possibilidade de dias melhores. Estamos entregando novos materiais esportivos, merenda de qualidade, uniformes, laboratórios, playgrounds, mobiliários, etc. São ações importantes para fazer a virada de página na Educação. Agora vem o desafio da aprendizagem e essa é uma agenda ainda mais importante para que as crianças possam superar os atrasos provocados pela pandemia. Conto com a ajuda dos Educadores para que nossas crianças possam ser exemplo e orgulho para nossa cidade", destacou o secretário.


57 visualizações