top of page

Gestores participaram de mais uma etapa de capacitação no Trianon





Diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino participaram de mais uma etapa do Curso de Atualização em Gestão Escolar, realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), nesta quinta-feira (4), no Teatro Municipal Trianon. O evento contou com participação da Banda da Seduct e integra as ações previstas no Edital nº 08/2022, que regulamentou o processo de eleição direta, para atuarem de março de 2023 a março de 2025 nas escolas e creches municipais.


O evento foi aberto pela subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, que deu boas-vindas aos participantes e fez parte do processo eleitoral dos gestores. "É uma alegria estar aqui com vocês, eleitos de forma democrática. Espero que aproveitem a capacitação para que possam tirar as dúvidas e conhecer um pouco mais dos setores da Seduct", disse Suzana.



O ciclo de palestras foi aberto pela assessora jurídica, Manuella Freitas. Ela abordou o funcionamento do setor e deu dicas aos gestores em relação a situações conflitantes no ambiente escolar. "Temos 5 assessores jurídicos na equipe que estão aptos a ajudar todos os gestores e vices. Nosso apoio se estende a ações civis públicos, demandas da Procuraria do município, respostas das unidades que são encaminhados para o Ministério Público (MP), entre outros", pontuou.






Em seguida, a coordenadora da Educação Especial Inclusiva, Carolina Carmo, explicou como funciona o setor e mostrou aos gestores as legislações mais importantes e o quantitativo de mediadores e cuidadores existentes hoje na Rede. Ao todo, são 334 mediadores e 233 cuidadores, além de um novo processo seletivo que deverá ser publicado no Diário Oficial do município na próxima semana.


"É Importante falar sobre Educação Inclusiva para que possamos conviver com as diferenças de forma integrada, com respeito às neurodiversidades e não marcando as diferenças, para que todos tenham acesso amplo a tudo que é de direito", disse Carolina.





Finalizando a manhã, a diretora de Gestão de Pessoas da Seduct, Lílian Neto, mostrou os processos no RH, como funciona e a dinâmica do setor. "Essa capacitação é muito importante porque ajuda, principalmente aos novos gestores, a conhecer o funcionamento de toda a Seduct para que, dessa forma, possam ter condições de cumprir seu papel de gestor com mais firmeza e segurança" afirmou Lilian.


64 visualizações
bottom of page