top of page

Gotta leva esquete teatral natalina dia 17 à Cidade da Criança



Muita música e poesia! Esses serão os destaques do espetáculo que o Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) vai apresentar no próximo dia 17, na Cidade da Criança, dentro da programação de Natal do espaço. “Gottas de Natal” tem como principal objetivo resgatar todos os sentimentos que permeiam a época natalina, como solidariedade, fraternidade, amor ao próximo, bondade, paz e caridade. O espetáculo vai contar com a participação de 20 alunos do Gotta - alunos da rede municipal de ensino - com duração de 30 minutos, aliando encenação teatral com a música. O evento acontece a partir das 15h.

Professora voluntária do Gotta, Ana Souza conta que a apresentação está sendo preparada para encantar o público em geral transportando-os para a grande magia do Natal. A professora explica que os artistas mirins do Gotta vão apresentar um repertório musical com o instrumento conhecido como escaleta, onde despertarão o espírito natalino dos que assistirão ao espetáculo. A escaleta é também conhecida como melódica, pianica e clavieta e lembra um pouco o piano ou o acordeão.

A apresentação contará também com textos natalinos de grandes autores que serão declamados pelos pequenos atores do projeto. “A apresentação está sendo preparada para encantar o público em geral transportando-os para a grande magia do Natal. Tocaremos e declamaremos a 9° sinfonia de Bethoveen "Ode a alegria”, apresentaremos um trecho do livro "Cadeira de Balanço" de Carlos Drummond de Andrade, e tocaremos a canção: "O Natal existe". Também declamaremos o poema "Entao é Natal" e encerraremos com a canção de Michael Jackson: "Heal The World". Além disso, vamos entregar mensagens ao público enquanto outros alunos estarão tocando a escaleta”, explicou Ana.


A coordenadora do projeto, Simone Jardim, explica que as aulas de escaleta foram conseguidas gratuitamente pela professora Jane Rangel, sendo ministradas pelo professor Fábio Mattos, ambos da Rede Municipal de ensino.

“É muito gratificante chegar ao final do ano e poder mostrar um pouquinho do que foi trabalhado durante todo este ano. Esse esquete teatral “Gottas de Natal” será apresentado por todas as crianças do projeto. Envolvendo, assim, os familiares e público no espírito natalino”, concluiu Simone.

O PROJETO

Criado em 2009, o projeto segue desenvolvendo diversas atividades, trabalhando textos de diversos gêneros. Os alunos envolvidos participam de oficinas no contraturno da escola e criam espetáculos teatrais para apresentação tanto nas escolas municipais quanto em outros ambientes que solicitam a participação das crianças.

Os alunos do projeto são estudantes de diversas escolas da rede municipal de ensino, como Francisco de Assis, Professora Sebastiana Machado Silva, Tarcísio Miranda, Instituto Profissional São José, Custódio Siqueira, entre outras. Além de ser um incentivador da leitura, o Gotta tem por objetivo também tornar os textos acessíveis ao público. O Gotta funciona nas dependências da Escola Municipal Instituto Profissional São José, na Lapa, em prédio anexo à sede da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ).





87 visualizações

Commenti


bottom of page