top of page

Grupamento da Ronda Escolar realiza treinamento para volta às aulas




A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), realizou um treinamento intitulado “Recomeçar”, na manhã desta terça-feira (6). Além dos agentes do GRE de Campos, estiveram presentes cinco agentes da Guarda Municipal de Cardoso Moreira, que buscam desenvolver as técnicas do projeto para futura implantação no município. O encontro aconteceu na sede da GCM, na Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), Centro.


A Coordenadora do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), Magna Ramos, explica que o treinamento marca o retorno das atividades nas escolas do município, bem como o retorno das palestras, que podem ser solicitadas através de ofício.


“Do dia 19 ao dia 23 de fevereiro estaremos atuando na Operação Volta às Aulas, com o objetivo de marcar o nosso retorno ao patrulhamento nas unidades escolares, fazendo o acolhimento, recebendo alunos, professores e toda a comunidade escolar. Atuaremos também com orientação de trânsito, orientação de regras de segurança e o treinamento de hoje visa aprimorar o conhecimento, para que os agentes estejam mais aptos ao retorno de atendimento, levando a segurança não somente para as instalações municipais, mas para toda a comunidade”, falou a coordenadora.


Durante o treinamento foram abordados temas como procedimentos de emergência em casos de violência, bullying, injúria, técnicas de mediação e como proceder em casos de crimes. O subcomandante da GCM, Alex Anselment, falou com os agentes sobre a importância da segurança da Ronda Escolar nas escolas e ressaltou o incentivo para o GRE.


“A Ronda Escolar é a maior referência da Guarda em Campos. Recebemos um investimento do Governo Federal de um milhão para aquisição de três viaturas SUVs, seis motos, 50 câmeras corporais e equipamentos diversos para o andamento dos trabalhos internos e externos, o que nos garantirá uma atuação ainda mais qualificada”, destacou Magna.

O Grupamento da Ronda Escolar de Campos conta com cerca de 20 agentes que atuam diariamente nas redes escolares públicas e privadas do município.


GCM de Cardoso Moreira, Roberto Madeira, ressaltou que o treinamento aproxima os guardas da região e qualifica agentes de municípios vizinhos que se baseiam nos projetos de Campos.


“Temos como referência a Guarda Municipal de Campos devido ao trabalho de excelência que é desenvolvido, em especial, com a Ronda Escolar. Nós, de Cardoso, criamos esse vínculo com os gestores daqui e isso nos abriu a oportunidade de buscar conhecimento para que possamos levar para Cardoso de Moreira. É um projeto que deu certo e viemos buscar na fonte o aprendizado”, disse.


De Campos, a GCM, Conceição Santana enfatiza que “o curso é para iniciarmos o ano letivo de 2024 com a lembrança de tudo aquilo que a gente precisa entender, aprender e aprimorar. O treinamento vem para nos lembrar o que temos pela frente com o retorno das aulas, que é garantir a proteção aos adolescentes e a toda estrutura escolar, com mais experiência, mais entendimento e aprendizado. E os agentes de Cardoso que estão aqui poderão adquirir conhecimento com uma GRE que atua há 14 anos e é consolidada, estruturada e com aprendizado constante”, reforçou a Guarda Municipal.


Por Tatiana Rangel - Foto: Vadinho Ferreira

45 visualizações
bottom of page