Higienização nas escolas visa proteger comunidade escolar contra coronavírus

Essa é mais uma medida do município para garantir o Ensino Híbrido Seguro, segundo o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres

Foto: Kamilla Uhl


A fim de proteger alunos e profissionais da Educação contra o coronavírus, a Prefeitura está promovendo a higienização das unidades escolares da rede municipal de ensino. Essa é mais uma medida do município para garantir o Ensino Híbrido Seguro, segundo o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. O serviço está sendo executado nas unidades que receberam o checklist da Vigilância Sanitária (Visa), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

A assessora chefe da Visa, Vera Cardoso de Melo, explicou que higienização é feita com cloreto de benzalcônio, produto autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o combate à Covid-19. “A higienização está sendo realizada diariamente, mediante contato prévio com cada unidade escolar. A previsão é de que o trabalho seja concluído em 10 dias. Todas as unidades da rede municipal liberadas para receber a higienização já foram vistoriadas pela Vigilância Sanitária Municipal”, afirmou.

O serviço teve início segunda-feira (08) e quatro unidades já passaram pelo procedimento: Escolas Municipais Professora Eunícia Ferreira da Silva, Branca Peçanha Ferreira, 29 de Maio e Creche Escola Benedito Alves Barreto.


Para a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Catia Melo, esta ação reforça uma força tarefa engendrada pelo município na prevenção contra o coronavírus. “A manutenção do ambiente sempre limpo é uma necessidade para evitar proliferação de doenças e traz benefícios a toda comunidade escolar”, comentou.


Marcelo lembrou que a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia implantou, em parceria com a Secretaria de Saúde, o sistema de retrovigilância, que consiste no acompanhamento de casos suspeitos de Covid dentro das unidades escolares. Por meio de atuação da equipe de enfermagem sentinela do PSE, é feito o monitoramento junto aos gestores. Em caso de suspeita de adoecimento do aluno ou do profissional, ele será referenciado para a unidade de saúde mais próxima da escola para providências, conforme protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário, antes do início das aulas híbridas, a Seduct implantou o Manual do Ensino Híbrido Seguro, elaborado por uma Comissão Especial para criação do protocolo de medidas de proteção, prevenção e controle da Covid, que serve de referência para as condutas seguras e preventivas no cumprimento das medidas sanitárias.


“Além disso, outras duas medidas importantes foram a implantação do Polo de Testagem contra covid para os alunos e profissionais da educação na própria sede da Secretaria; e a criação do Polo de Vacinação para o mesmo público, que também funcionou na Seduct, até que 100% dos profissionais tivessem sido imunizados contra o coronavírus”, afirmou Marcelo. Além disso, dezenas de cursos, webinários e capacitações foram ministrados sobre o assunto aos profissionais da rede, acessíveis aos pais de alunos.

Confira as unidades que receberão a higienização nos próximos dias:

EM LÍDIA LEITÃO DE ALBERNAZ

EM PONTA DA PALHA

EM CONSELHEIRO JOSINO

EM LÚCIA CALDAS

EM AMARO PRATA TAVARES

EM LEANDRO DE SOUZA GOMES


EM JACQUES RICHER


CE GLICÉRIO CARLOS NETO

CE LUIZ GONZAGA DA SILVA

EM CLÓVIS TAVARES

CRECHE CE DR. FELIX MIRANDA

EM DR. GETÚLIO VARGAS

EM MARIA QUEIROZ DE OLIVEIRA

CIEP WILSON BATISTA


EM CUSTÓDIO SIQUEIRA

CRECHE PROFESSORA RUTH CHAGAS MANHÃES


EM FREDERICO PAES BARBOSA

EM PRISCO DE ALMEIDA

CE PARQUE IMPERIAL

CE JOÃO PERDECENE NETO


CE PENHA RUA ROSSINI QUINTANILHA

CRECHE IRMÃ DULCE RUA MANOEL RIBEIRO

CRECHE ESCOLA MONTEIRO LOBATO

ESCOLA HELENA MACHADO ED OLIVEIRA

EM ALBERTINA AZEREDO VENANCIO

CE SALVADOR RANGEL LOPES

CRECHE JOELMA FIGUEIREDO DE SOUZA

CRECHE ESCOLA MUNICIPAL SOUZA MOTA

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ÁUREA SIMÃO


EM PROF. WALTER SIQUEIRA MANHÃES


ESCOLAS MUNICIPAIS VISTORIADAS


EM CLAUDIA ALMEIDA PINTO DE OLIVEIRA

CE JOAO SIQUEIRA DOS SANTOS

EM JARDIM DE INFANCIA ALVA DORALICE

EM PROFª MARLENE HENRIQUES ALVES

EM LIONS II

EM SÃO JOÃO


EM MANOEL RIBEIRO DO NASCIMENTO

EM APIC

EM CIEP LUIS CARLOS DE LACERDA

EM HEITOR ALVES BARRETO

EM JOÃO CARLOS DE CASTRO

EM LEOPOLDINO MARIA


EM PEQUENO JORNALEIRO


CE DOM ANTONIO DE CASTRO MAYER


CE PARQUE AURORA


Reportagem: Kamilla Uhl e Redação

20 visualizações