top of page

Hora da Educação aborda Transparência na Execução Orçamentária



Transparência na Execução Orçamentária. Esse foi o tema do Hora da Educação desta semana. O programa é apresentado pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, e transmitido pelo canal do Pae no Youtube. De acordo com o secretário, o tema foi escolhido por ser um assunto muito relevante para todos. O programa pode ser visto através desse link


“É por meio do orçamento público que as ações da Educação acabam sendo desenvolvidas e chegam até a sala de aula. É muito comum se discutir Educação sempre na perspectiva de que ou faltam recursos ou é necessário ampliar, os salários estão baixos ou ainda as condições das escolas não estão adequadas, portanto, a questão orçamentária e financeira precede às ações que podemos fazer para melhorar a qualidade da Educação. É importante falar de números para que todos possam conhecer um pouco mais o que chamamos de transparência”, disse Marcelo.


Feres explicou ainda como funciona o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que é usado para complementar o orçamento voltado para a Educação. Ele mostrou os números de 2021 e 2022 para que os educadores e colaboradores pudessem entender o valor do benefício recebido, as despesas e investimentos realizados ao longo dos anos. Também foi abordada a questão orçamentária e financeira da Seduct. Durante o programa também foi falado sobre a importância de acompanhar a utilização dos recursos através de sites oficiais, como por exemplo o portal da Transparência da Prefeitura de Campos.


MUDANÇAS


Em breve, o programa Hora da Educação vai ampliar sua atuação e além das gravações realizadas no estúdio vai sair da sede da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct) e mostrar a realidade das unidades escolares do município.


O secretário explicou que a nova versão vai ser baseada em entrevistas, visitas às escolas, creches e aos setores administrativos da Seduct. A ideia inicial é que sejam produzidos 20 programas mostrando como é o funcionamento do órgão. De acordo com Feres, atualmente, os servidores conhecem pouco da rotina administrativa da Seduct e do funcionamento das escolas e creches.


O Hora da Educação começou a ser exibido em forma de lives, recebendo para entrevistas subsecretários, coordenadores e demais convidados com expressão municipal e até nacional. A intenção é apresentar aos educadores os trabalhos desenvolvidos pela secretaria. Marcelo Feres também conversou com secretários de educação de várias cidades brasileiras. O primeiro convidado, em 2021, foi o secretário de Florianópolis, Maurício Fernandes.

66 visualizações

Comments


bottom of page