top of page

Hora da Educação: processos avaliativos da Rede Municipal



“Processos avaliativos da Rede Municipal: Saeb, Caed e Alfabetiza RJ”. Esse foi o tema desta semana do Hora da Educação, apresentado pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, que recebeu a diretora pedagógica, Tânia Alberto. O programa é transmitido através do canal do PAE no Youtube e pode ser assistido através desse link.


O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala, que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.


Já o Caed representa uma avaliação interna aplicada por Campos, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF). O Alfabetiza RJ visa chegar a 100% do total de estudantes alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental, além de reduzir a desigualdade e defasagem educacionais até 2024.


Durante o programa Hora da Educação, Marcelo Feres destacou que o município de Campos terminou recentemente de aplicar a prova Saeb. O exame permite que as escolas avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.


“Hoje, a meta principal da Seduct é trabalhar para que a aprendizagem aconteça. Então, para isso, logo após o Saeb iniciamos todo um processo de acompanhamento de prioridades de aprendizagem dos alunos de 1º e 2º ano e, para isso, vamos estar olhando com “lupa” cada aluno, sala de aula, cada necessidade eventual d de capacitação profissional do docente que esteja na turma. Isso vai permitir que nosso aluno chegue ao 5º ano absolutamente preparado e, depois, ao 9º ano pronto para avançar e sonhar mais, fazendo o Ensino Médio e tendo condições de sonhar com uma profissão através de um curso superior”, disse o secretário.


Tânia Alberto ressaltou que o Saeb é um sistema completo que estabelece parâmetros claros para a qualidade da educação pública oferecida. “Com isso, nós temos desde avaliar a proficiência do aluno, que é o resultado final, mas também tratar as estratégias de recomposição de aprendizagem de intervenção pedagógica e entender que nosso papel é muito mais que apenas dar aulas ou simplesmente um lugar que aplica provas e reprova”, explicou Tânia.

42 visualizações

Comments


bottom of page