top of page

“Hora do Cinema da EJA” a partir do próximo mês



A partir do próximo mês, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai implementar no programa Caravana da Educação o “Hora do Cinema da EJA”. A informação é da assessora técnica, Catia Mello. A ideia surgiu após a exibição do filme “Extraordinário”, no Jardim São Benedito, esta semana, quando cerca de 450 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estiveram presentes no evento.

A exibição da película aconteceu dentro da programação da X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (X SNCT). De acordo com Catia, o número expressivo sinalizou a aceitação desse público para o Cinema Itinerante, que visa levar entretenimento, a cultura e o lazer aos estudantes de comunidades rurais do interior e bairros mais afastados do Centro da cidade, a fim de contemplar as pessoas que moram distante e não têm oportunidade de ir ao cinema convencional.

“Como os estudantes da EJA noturna, não conseguiram participar das atividades diurnas da Semana Nacional pela incompatibilidade de horário, optamos por ofertar a sessão de cinema de forma que eles se sentissem integrados de alguma forma à proposta, e foi muito especial! Tivemos uma adesão excelente”, explicou Catia.




A coordenadora da EJA, Greice Souza, ressaltou a importância do evento. “É uma grande satisfação para nós da Seduct, ver a alegria estampada em cada rosto dos nossos alunos da EJA. Com o Cinema Itinerante tivemos a oportunidade de proporcionar uma aula ao ar livre, alegre, prazerosa com socialização, além do caráter pedagógico, pois o cinema perpassa pelo percurso artístico-cultural que é contemplado em nossa Matriz Curricular. Foi um momento muito rico e de integração entre os alunos e as escolas”, disse Greice.

Gestora da Escola Municipal Olga Linhares, Danielle Mothé disse que ficou encantada com a ação. “Os alunos se sentiram super importantes por estarem participando desse momento e muitos que ali estavam, nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema, pois trabalham, são chefes de famílias e às vezes chegam tão cansados que um momento prazeroso como esse fica sempre em segundo plano. Eles ficaram encantados com a estrutura e também com o acolhimento. Agradecemos ao nosso Secretário Marcelo Feres por valorizar a nossa EJA, a nossa coordenadora Greice e a todos que estão sempre atentos às demandas dos alunos. Esses momentos fora da escola contribuem muito para o desenvolvimento do nosso trabalho com os adultos, que precisam sempre de novas oportunidades e experiências para enriquecer seu currículo escolar”, disse Danielle.

Aluna da Escola Municipal Olga Linhares, Aline Costa Silva, aprovou a iniciativa. “Minha experiência com o filme foi maravilhosa, até chorei. O que eu entendi no filme foi que a gente nunca pode julgar outras pessoas e nem olhar com desprezo. O certo é sermos amigos de todos independente da aparência”, explicou Aline.


O FILME

O longa-metragem conta a história de Auggie Pullman (interpretado por Jacob Tremblay), um garoto de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética chamada Treacher Collins, que ocasiona uma série de dismorfismos craniofaciais. Por conta disso, Auggie precisou realizar 27 cirurgias ao longo de sua vida para conseguir enxergar e respirar.

Tal condição o levou a passar todos esses anos estudando em casa e escondendo seu rosto com um capacete de astronauta. Até que tudo muda quando seus pais decidem colocá-lo em uma escola, fazendo com que ele viva novos desafios, aventuras e experiências. A direção é de Stephen Chomsky, tendo no elenco atores como Julia Roberts, Jacob Tremblay e Owen Wilson.

ESCOLAS CONTEMPLADAS NA X SNCT

18/10

EM Maria Lúcia

EM Getúlio Vargas

CIEP Francisco Portela

EM Manoel Coelho

CIEP Arnaldo Viana

EM Pequeno Jornaleiro

19/10

EM Lídia Leitão

EM Marechal Arthur Costa e Silva

EM Dr Luiz Sobral

EM Mário Barroso

EM Profa Olga Linhares Corrêa



Fotos: Danielle Mothé e Catia Mello

152 visualizações

Comentários


bottom of page