O projeto Hora do Cinema da EJA, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia está beneficiando alunos da Educação de Jovens e Adultos ao longo desta semana. Nesta quinta-feira (23), toda a estrutura do cinema itinerante vai estacionar na Vila Olímpica do Jardim Carioca, contemplando não apenas os estudantes do loca, mas também alunos das Escolas Municipais Professora Eunícia Ferreira, Custódio Generoso, Dr. Luiz Sobral, Lídia Leitão e Marechal Artur da Costa e Silva.
De acordo com a assessora técnica da Secretaria, Catia Mello, amanhã, sexta-feira (24), o evento será realizado na Vila Olímpica de Travessão, reunindo estudantes das Escolas Municipais Lulo Ferreira de Araújo, Albertina Azerdo Venâncio e Carlos Chagas.
“Nesta quarta-feira (22), a mobilização reuniu centenas de pessoas no Ciep Arnaldo Rosa Vianna, no Parque Aurora, contemplando, ainda, alunos das Escolas Wilmar Cava Barros, Maria Lúcia, Pequeno Jornaleiro e Mário Barroso”, disse Catia.
O filme exibido está sendo “Poder além da Vida”, lançado nos Estados Unidos em 2006, com o protagonista Dan Millman, um ginasta muito entusiasmado pelo que faz e desejoso em participar das Olimpíadas. Ele adoece e cura-se no contexto dos relacionamentos humanos. Sócrates é aquele sujeito que entra na vida do protagonista para produzir uma alquimia positiva de transformação. O feedback de Sócrates e suas perguntas poderosas levam o protagonista a ouvir o seu próprio coração e, assim, encontrar o seu próprio caminho de descoberta e superação.
“O Cinema Itinerante visa levar entretenimento, cultura e lazer aos estudantes de comunidades rurais do interior e bairros mais afastados do Centro da cidade, a fim de contemplar as pessoas que moram distante e não têm oportunidade de ir ao cinema convencional”, destacou Catia.
A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Seduct, Greice Souza, ressaltou a importância da programação. “É uma grande satisfação ver a alegria estampada em cada rosto dos nossos alunos da EJA. Com o Cinema Itinerante teremos a oportunidade de proporcionar uma aula ao ar livre, alegre, prazerosa com socialização, além do caráter pedagógico, pois o cinema perpassa pelo percurso artístico-cultural que é contemplado em nossa Matriz Curricular. Com certeza serão momentos muito ricos e de integração entre os alunos e as escolas”, disse Greice.
Luciano Araújo, de 50 anos, é aluno da EJA na Escola Wilmar Cava Barros, no Jóquei, e aprovou a ação. “A apresentação do filme foi muito legal. Achei interessante porque o personagem sofre um grave acidente e, mesmo assim, conseguiu se destacar no esporte olímpico. Seu exemplo é bastante motivador para nós. É um filme motivacional que nos incentiva a superar as barreiras e as dificuldades da vida. Esse é um projeto muito importante que deve continuar, pois, com certeza, ajuda na educação e no desenvolvimento dos alunos”, elogiou.
Ana Santiago, gestora da Escola Maria Lúcia, também elogiou o projeto. “Nossos alunos gostaram muito, adoraram o evento, nossa escola está sempre disposta a participar das ações marcadas pela Secretaria de Educação. É uma iniciativa muito boa pois leva cultura para nossos estudantes que eram tão carentes dessas atividades e agora se sentem importantes no cenário educacional”, pontuou.
Comentarios