top of page

Horta Pedagógica faz sucesso em escola de Palmares





Uma das primeiras unidades escolares da rede municipal de ensino a receber o projeto de Horta Pedagógica foi a Escola Municipal Genésio Viana, situada em Palmares. A instituição completou um ano de cultivo e os produtos estão sendo utilizados na merenda escolar. Gestora da escola, Juliana Freitas da Silva informou que o projeto está a pleno vapor e as crianças abraçaram a ideia, inclusive, ajudando a cuidar dos legumes e verduras, regando e até mesmo fazendo a colheita.


O projeto é uma parceria entre a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Uenf e Faperj.

A gestora explicou que desde o início deste mês estão sendo realizadas as colheitas dos alimentos. Na semana passada foi a vez do milho. Esta semana está sendo feito o plantio de novas culturas. A horta pedagógica foi montada com turmas da Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, com aproximadamente 42 alunos com idade entre 3 e 10 anos.



O objetivo do trabalho foi avaliar o impacto da horta como um recurso pedagógico. Para isso, foi montada uma horta horizontal com os canteiros em formato de letras, com hortaliças de folhas, fruto e raiz. Foram cultivadas hortaliças como alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga, entre outros.

De acordo com Juliana, o primeiro passo foi fazer uma pesquisa sobre os tipos de hortaliças que poderiam ser cultivados em cada época do ano. O segundo foi preparar os canteiros que foram adubados com matéria orgânica como esterco de bovinos, pó de serra e cascas de café. O terceiro passo foi semear as sementes e aguardar que as primeiras mudas surgissem. Os alunos fizeram um acompanhamento através de visitas periódicas, tomando sempre os cuidados necessários e refletindo sobre a importância do cultivo das hortaliças para a produção de verduras de qualidade, o qual faz parte hoje da educação alimentar.

“Uma horta pedagógica na escola oferece aos alunos o contato com a natureza, além de ser uma excelente ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma oportunidade prática e concreta para que os educandos possam aprender sobre agricultura, meio ambiente, saúde e introdução de vegetais na sua alimentação. Ao lidar com a terra, com as plantas, e ainda com verduras e legumes, os alunos aprendem como funciona o processo de plantio e colheita dos alimentos que consomem, entendem a importância de se preservar o meio ambiente e de adotar práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais, essenciais para a continuidade da nossa vida no planeta. Ademais, o cultivo de uma horta na escola promove a consciência socioambiental nas crianças, que requer responsabilidade na atuação do ser humano sobre a natureza, visando diminuir os impactos e melhorar as condições de vida no planeta”, afirmou Juliana.

ESCOLAS QUE POSSUEM HORTA PEDAGÓGICA

EM Genésio Viana

EM Isabel Maria Polônio

EM Instituto Profissional São José

︎EM Padre João Norberto

Escola Cláudia Almeida (Farol)

Em breve: EM Helena Machado de Oliveira, em Itereré



18 visualizações

Comments


bottom of page