top of page

Hortas Pedagógicas no ambiente escolar favorecem o aprendizado




As hortas pedagógicas têm feito sucesso entre as crianças e a comunidade escolar, além de incentivarem uma alimentação mais saudável entre os alunos da Rede Municipal de ensino. A Escola Instituto Profissional São José, na Lapa, é uma das unidades que produzem alimentos na própria horta, inserindo-os na merenda escolar oferecida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.


A diretora do Instituto, Fabíola Pires de Andrade, conta que o projeto nasceu através de um espaço que havia disponível na escola e, dessa forma, foi solicitada a ajuda da empresa Corbion, vizinha da unidade, que fez os canteiros e cedeu equipamentos como ancinho, enxada, regador, entre outros. As sementes foram adquiridas pela equipe do Instituto e um funcionário ficou responsável por regar as plantas.




“A gente acabou descobrindo que isso interessa muito às crianças e eu fiquei muito feliz porque geralmente elas têm muita dificuldade para comer legumes e verduras e, agora, temos até uma ‘disputa’ da turma que vai comer a salada no dia. A gente colhe, tudo orgânico, higieniza, monta a salada e oferece aos alunos e eles ficam felizes com a alimentação que eles acompanham todo o processo de colheita, e a gente fica ainda mais feliz”, disse Fabíola.


Coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Ísis Vivório, falou sobre a importância das hortas nas escolas. “A horta escolar é essencial para a unidade escolar, uma vez que torna-se um lugar de estudo para os alunos, proporciona a interação com o ambiente natural, possibilita o toque, a participação e a cooperação dos alunos, além de produzir legumes, verduras e temperos para o consumo interno da escola e para uma prática de alimentação saudável”, ressaltou Ísis.


A coordenadora do Ensino Fundamental, anos iniciais, Verônica Gomes, disse que as hortas possibilitam melhoria das condições alimentares e nutricionais dos alunos. "Além disso, promove o aprendizado sobre a necessidade de ter uma alimentação saudável. Através delas, toda comunidade escolar se beneficia", finalizou.


Outras Escolas como EM Genésio Viana, Isabel Maria Polônio, Padre João Norberto, Cláudia Almeida (Farol), entre outras, também desenvolvem Hortas Pedagógicas.

82 visualizações
bottom of page