top of page

I Encontro de Professores do Ensino Fundamental, na Escola Municipal 29 de Maio



O poder da interdisciplinaridade e a importância da prática na formação dos alunos. Esse foi o tema do I Encontro de Professores do Ensino Fundamental, realizado na última semana, na Escola Municipal 29 de Maio. O principal objetivo foi discutir a importância de se trabalhar de forma interdisciplinar, buscando a integração das diferentes disciplinas, de forma lúdica e atrativa aos olhos dos alunos, na medida em que fornecem subsídios necessários para o sucesso na execução de provas externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


A professora de Geografia, Mônica Ribeiro de Almeida Cruz da Hora, disse que foi observado que os alunos necessitam desenvolver competências múltiplas, que vão além de um conhecimento único específico. E acredita-se que essa abordagem interdisciplinar é essencial para prepará-los para os desafios futuros.



O evento contou com a participação de professores do Ensino Fundamental I, que se engajaram ativamente nas práticas pedagógicas. Os professores participaram de diversas atividades práticas e exploraram diferentes abordagens e estratégias pedagógicas, buscando formas inovadoras de conectar as disciplinas e criar um ambiente de aprendizado mais significativo para os alunos.


“Discutimos estratégias para incentivar a leitura e aprimorar as habilidades de compreensão e interpretação de textos, de forma a contribuir para o desenvolvimento geral dos estudantes. O engajamento e a participação ativa dos docentes fortaleceram nossa crença na importância de uma abordagem integrada do conhecimento para o sucesso educacional dos alunos. Quero agradecer a toda equipe do curso de capacitação de Ciências Humanas, pela troca de conhecimento e aprendizado.



A professora Gabriella Ferreira Bissonho disse que o encontro foi um momento extremamente prazeroso, com profissionais qualificados. “A metodologia utilizada me fez interagir, participar e desejar está presente em outros cursos nessa área, facilitando nossa prática nas ciências Humanas.


A Coordenadora do Ensino Fundamental, Anos Finais, Ana Márcia Scot, disse que esses encontros são de suma importância para que os educadores possam interagir e pensar sobre o trabalho em conjunto. “Sem dúvida, a interdisciplinaridade é um fator que está cada dia mais presente no processo de ensino-aprendizagem. Estamos muito otimistas com o resultado e, em breve, outras atividades deverão ser desenvolvidas visando à recomposição e recuperação da aprendizagem. ”, finaliza Ana.


63 visualizações

Comments


bottom of page