Setenta projetos, 54 escolas, 88 professores de Tecnologia e 160 crianças envolvidas. Esses são os números da I Mostra de Robótica das Escolas Municipais, que acontece simultaneamente à XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Jardim São Benedito. Com o tema, "Explorando os objetivos de Desenvolvimento Sustentável", a mostra poderá ser visitada até às 16h desta sexta-feira (18).
Coordenadora de Tecnologias Digitais, Anna Karina Oviedo disse que os projetos foram desenvolvidos com os professores em sala de aula, utilizando materiais do kit de robótica e seguindo as diretrizes do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Anna ressaltou ainda que a mostra superou o objetivo com os alunos engajados e empolgados. Na sexta-feira, às 15h, serão premiados os projetos destaques.
"As crianças estão participando ativamente, acho que isso é muito importante, porque elas estão explicando os projetos, mostrando que conhecem do que estão falando, trazendo problemas reais, situações reais em que elas discutiram e que a robótica foi pano de fundo para que vivenciassem coisas reais, isso é o mais importante. Vem mais amostra por aí, ano que vem, o seminário de Tecnologias Digitais, que vamos trabalhar com eles também com a robótica. Esse segundo dia está sendo muito difícil para quem está avaliando, porque os projetos estão lindos, expressivos, inovadores, trazendo temas importantes para o futuro, engajados na Agenda do Futuro, que é a Agenda 2030 da ONU", explicou Anna.
A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, destacou que a robótica é importante para o desenvolvimento cognitivo e criativo dos alunos. "Estamos, dessa forma, preparando nossos alunos para o futuro com a robótica e a sustentabilidade. A nossa I Mostra de Robótica está aliada às 17 ODS, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", concluiu Suzana.
Alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, de Farol de São Tomé, trabalharam as profissões como marisqueiras, pescadores e petroleiros. Eles fizeram uma espécie de réplica de uma plataforma de petróleo, com heliporto, Um dos alunos do grupo, Luiz Felipe de Souza, disse que desde que começou a participar dos projetos envolvendo a Robótica sua criatividade aflorou.
"É muito interessante. Ajuda a inspirar a criatividade. Eu participo de tudo porque quero aproveitar todas as oportunidades para meu crescimento intelectual. Estar na Mostra é respirar tecnologia e eu estou muito feliz por estar participando de tudo isso", disse o aluno.
Já a Escola Municipal Amaro Prata Tavares, do Centro, trouxe para o espaço o projeto, "Robô comedor de lixo, usina reciclagem sustentável". No experimento, o lixo do mar é levado por barcos até uma usina onde o lixo reciclável é separado, trazendo mais vida para o Meio Ambiente. Os alunos Nayara Missilene, Kaylane Joaquim, Arthur Soares Magalhães e Micaela Pessanha, são os responsáveis pelo projeto. "A gente quis mostrar que é possível reduzir o volume de lixo na terra", finalizou Nayara.
Por Mariane Pessanha
Foto: Alicio Gomes
留言