A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) abriu inscrições para a III Semana Municipal da Educação para a Diversidade e Combate à Violência de Gênero e Racial. Concomitantemente, acontecerá o I Seminário Municipal de Educação para a Diversidade: Formar para quê?. O evento acontecerá no dia 27 de novembro, das 9h às 12h, e no dia 28 de novembro, das 9h às 17h, no Auditório da sede da Prefeitura de Campos.
Para se inscrever, acesse aqui. Poderão participar os servidores da Seduct e profissionais de outras redes públicas de ensino de Campos (estadual e federal). Os participantes receberão certificado com carga horária de 10h.
A iniciativa envolve todos que integram o sistema escolar na busca por uma educação de qualidade e equidade, incluindo professores, assistentes da educação infantil, coordenadores pedagógicos, diretores e orientadores educacionais, por exemplo.
“A educação para a diversidade é uma abordagem que prioriza o respeito entre todos, e trabalha com valores e conceitos como tolerância, preconceito, diversidade, identidade, desigualdade, liberdade, igualdade, inclusão, exclusão, cidadania e paz. E a diversidade na escola abrange diferenças de raça, etnia, gênero, religião, habilidades físicas e mentais, origens socioeconômicas, entre outros elementos. E é sobre isso que vamos discutir nesses dois dias”, pontuou a secretária de Educação, Tânia Alberto.
De acordo com articulador pedagógico de Educação Escolar Quilombola, Diego Santos, o evento vai abordar três eixos principais: Saberes à margem; Fundamentos da Educação; e Diversidade Educacional em Campos.
"Para falar desses eixos, vamos contar com palestrantes e debatores como Daniele Fagundes, Giovane Nascimento, Denise Costa de Brito, Marcelo Moraes, Adailton Moreira Costa, Clarisse e Isabelle, Cleia Leopoldina, Beatriz Cursino, Simone e Wellington Sobrinho", destacou Diego.
Por Kamilla Uhl - Foto: Mauro Antônio
Comments