top of page

III Seminário de Tecnologias Digitais: cerca de 2 mil participantes em 3 dias



Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo III Seminário de Tecnologias Digitais desde a sua abertura na quarta-feira (13). Nesta sexta-feira (15), a parte da manhã foi marcada pelas palestras "Robótica para uma Educação 5.0", ministrada pela professora Silvana do Rocio ZillI e "Metodologias Ativas nas Salas de Aula Uma realidade", realizada pela professora Ana Beatriz de Oliveira Rangel.



Na palestra sobre Robótica, Silvana falou sobre os diferentes elementos tecnológicos, sem perder de vista o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, importantes para serem trabalhadas desde os primeiros anos na escola. Segundo Silvana, a robótica propicia abordagens relacionadas à aprendizagem colaborativa, a metodologia STEAM, ao pensamento computacional, entre outros enfoques para tornar a aprendizagem inovadora e dinâmica, colocando o aluno como protagonista no processo de aprendizagem.





Já Ana Beatriz deu como enfoque o despertar dos educadores as mudanças no mundo, compreendendo, aplicando e adaptando algumas abordagens pedagógicas que promovam o protagonismo do aluno no processo de ensino aprendizagem. A professora destacou que os cursistas serão levados a refletir sobre as mudanças no mundo, as gerações e suas características.


A professora fez um passeio pelo cenário atual da educação brasileira, a democratização ao acesso, velocidade e a era digital.

"O mundo está mudando! Em relação ao som, a mudança nas canções, desde o gramofone às plataformas de músicas. E na escola? Nossos alunos também são outros, nossos métodos, diferentes. Por isso, é necessário repensar, a todo momento, o ensino", disse Ana Beatriz.


Auxiliar de secretaria do Ciep Arnaldo Rosa Viana, Ana Carolina Vasconcelos, disse que resolveu participar do seminário para aperfeiçoar os conhecimentos. "Gosto de tecnologia e percebi uma melhora significativa no ensino das crianças", contou Ana.


Professora do Pré II, da Escola Professora Eunícia Ferreira da Silva, Nilma das Neves da Conceição, também aprovou o seminário. "Eu já vou colocar em prática tudo que estou aprendendo aqui hoje. Sem dúvida, foi muito proveitoso", disse.





A professora da Escola Municipal Mário Barroso, Márcia Pessanha Borges, disse que estava encantada com o evento. "Eu fiquei deslumbrada com os projetos desenvolvidos pelas escolas. É muito bom ver que a Rede Pública não deixa a desejar. Nossos alunos estão cada dia mais empolgados com o uso da tecnologia na sala de aula e seminários como esses são importantes para que a gente possa conhecer o que está sendo produzido em outras unidades", contou a professora.

O III Seminário termina nesta sexta-feira e está abordando o tema “A Construção do Conhecimento na Cultura Digital” e a programação inclui, ainda, a III Feira de Inovação, Educação e Tecnologias. Uma das estrelas foi o o robô R Tech One, desenvolvido por alunos do 9º ano da Escola Municipal Amaro Prata Tavares sob a coordenação do professor Cláudio Cabral Junior e a coordenação dos Laboratórios de Tecnologias Digitais da Seduct.

101 visualizações

Comments


bottom of page