top of page

III Seminário de Tecnologias Digitais na Educação é o tema dessa quarta-feira no Hora da Educação



O III Seminário de Tecnologias Digitais na Educação vai ser o tema desta semana do “Hora da Educação, nessa quarta-feira (13), às 19h. A entrevistada vai ser a coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias Digitais da Seduct, Anna Karina Vieira de Azevedo. O programa é comandado pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres e transmitido pelo canal do PAE no Youtube.


O seminário vai ser realizado no Teatro Municipal Trianon, pela Secretaria Municipal da Educação, Ciência e Tecnologia, através da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia e da Coordenação de Tecnologias Digitais, do dia 13 a 15 deste mês. Durante o evento, também acontecerá a III Feira de Educação, Inovação e Tecnologias. Grandes nomes do mundo da tecnologia estão confirmados e vão debater temas como cidadania digital, o impacto das fake news na construção da cidadania e do conhecimento, o futuro da educação com a inteligência artificial, entre outros assuntos.


O tema abordado este ano é “A construção do conhecimento na Cultura Digital”. A programação terá ações no Teatro Municipal Trianon e na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Toda a programação do seminário já pode ser acessada no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), onde também devem ser realizadas as inscrições. Para isso, basta acessar nesse link.


Um dos palestrantes será o professor Júlio César Pereira, especialista em educação e inovação. Mestre e doutor pela UERJ e coordenador do Curso de Direito do Isecensa, o professor Carlos Alexandre Campos, também é presença confirmada.


O Seminário contará, ainda, com as participações da telejornalista e gerente de Jornalismo da TV Record, Claudia Eleonora Ribeiro Alves; as formadoras e coordenadoras do projeto de robótica educacional na Brink Mobil, Ana Beatriz de Oliveira Rangel e Silvana do Roccio Zilli, além de uma roda de conversa com blogueiros e influencers de Campos, como Lamparão & Tisgo, Alessandra Ribeiro, Carlos Frederico Silva e Tomais, o Pagodeiro Oficial.


LIBRAS

Na semana passada, o programa recebeu a professora Maiara Oliveira da Silva, do Ciep Wilson Batista, situado no Parque Guarus. Ela é intérprete de Libras e tem trabalhado com uma aluna deficiente auditiva e contou da sua experiência. A entrevista está disponível AQUI.

Maiara contou que o trabalho desenvolvido no Ciep tem sido uma experiência fantástica, pois, a aluna não conhecia Libras e só se comunicava através de mímicas.



A professora contou que quando chegou na unidade teve muita dificuldade para se comunicar com a criança e começou a explorar o ambiente e introduziu a linguagem de sinais. “Ela não sabia o nome dela, sequer conseguia pedir para ir ao banheiro. Hoje, já se comunica com os professores e colegas. A linguagem de sinais também desperta o interesse das outras crianças que perguntam como faz para determinada frase ou palavra”, relatou a professora.

66 visualizações

Comentários


bottom of page