top of page

III Seminário de Tecnologias Digitais na Educação: 13 a 15 de setembro





A Secretaria Municipal da Educação, Ciência e Tecnologia, através da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia e da Coordenação de Tecnologias Digitais, promoverá de 13 a 15 de setembro de 2023 o III Seminário de Tecnologias Digitais na Educação com o tema "A construção do conhecimento na Cultura Digital". Durante o Seminário, também acontecerá a III Feira de Educação, Inovação e Tecnologias. A programação terá ações no Teatro Municipal Trianon e na Cidade da Criança Zilda Arns.


De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, o evento tem como objetivo ser um espaço amplo, colaborativo e interativo de atualização e construção de conhecimento e, assim, discutir questões teóricas e práticas sobre novas metodologias que integrem as tecnologias digitais ao cotidiano da escola, ampliar o diálogo entre docentes, profissionais da educação, gestores e comunidade acadêmica, a partir de temas relacionados à educação, tecnologias, inovação e novas metodologias e incentivar e inspirar práticas pedagógicas inovadoras, tendo como suporte às tecnologias digitais.


“A programação vai contar com temas como cidadania digital, o impacto das fake news na construção da cidadania e do conhecimento, o futuro da educação com a inteligência artificial, entre outros”, afirmou Marcelo.


Na III Feira de Educação, Inovação e Tecnologias, os participantes do evento terão a oportunidade de experimentar materiais e tecnologias high e low tech, participar de atividades e aprender de forma estimulante e descontraída.


Segundo a coordenadora de Tecnologias Digitais e organizadora do seminário, Anna Karina Vieira de Azevedo y Oviedo, o último dia será marcado por oficinas que têm como intuito tornar o participante protagonista do momento do fazer pedagógico, mesclando robótica, programação e tecnologias digitais. Esse tempo precioso de prática será realizado na Geodésica, da Cidade da Criança.


O público-alvo são docentes da rede municipal, estadual e particular, profissionais da educação, gestores, estudantes universitários e outros interessados na utilização das tecnologias digitais para a construção e desenvolvimento da aprendizagem, nos níveis de ensino básico, médio, superior, e aperfeiçoamento profissional, da pesquisa e extensão acadêmica.


“Cada palestra, exposição, oficina, será um importante momento de reflexão e prática a respeito do uso das tecnologias na educação e compartilhamento de experiências, com interações promovidas pelas mesmas, nas quais serão abordados a criatividade, a inovação e o desenvolvimento de uma cultura que aproxime cada vez mais o pensar do fazer”, declarou a coordenadora.

1.087 visualizações
bottom of page