top of page

Ilustradora fala sobre importância do letramento racial e inclusivo




“A importância do letramento racial e inclusivo de forma lúdica na escola”. Esse foi o tema do Programa “Hora da Educação” desta semana, que recebeu a ilustradora, educadora antirracista e professora da Rede Municipal, Diane Lizste, e criadora da personagem, Ana Curiosa. Ana, é a primeira personagem negra protagonista infantil do Brasil, que nasceu ao longo de uma pesquisa e em 2019 se tornou parte da Literatura Brasileira. A servidora faz parte da terceira geração de professores da família.

A avó foi supervisora do Estado e a mãe é professora de Matemática. Diane é ilustradora, formada em Design Gráfico, licenciada em Artes Visuais e faz Graduação em Letras. Ela contou como nasceu a personagem Ana Curiosa.

“Eu queria trazer uma personagem negra porque era a que representava a maior parte da população brasileira e, principalmente, a mulher negra, então, naquele momento, eu traria uma protagonista negra infantil. E a Ana vinha como resposta aos anos de bullying que sofri na escola por ter traços negros”, conta a autora.

Mas a Diane não parou por aí. Ela também criou uma página no Instagram com personagens albinos, indígenas, que representam a realidade das crianças. “Esses personagens são pessoas que vemos diariamente nos nossos dias e que raramente se veem representados”, conta Diane. Quem quiser conferir a página, o endereço é @‌anacuriosaoficial.

Apresentado pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, o programa estreia toda quarta-feira e fica disponível no canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) no Youtube. Quem desejar, pode assistir através desse link.

Na semana passada, o entrevistado foi o Inari Machado Azevedo Arraiol, aluno do 9º ano da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral. Com apenas 15 anos ele é atleta de Jiu Jitsu e coleciona medalhas. A última foi conquistada no Rio de Janeiro, quando ele ficou em segundo lugar no Campeonato Internacional de Jiu Jitsu.

“Se você tem uma história interessante para contar, uma experiência exitosa, manda um e-mail para assessoria.seduct@edu.campos.rj.gov.br. A gente deseja conhecer suas práticas e compartilhar com toda a Rede para que mais pessoas possam conhecer e se inspirar com novas ideias”, explica Marcelo Feres.

31 visualizações
bottom of page