Imunização Covid-19 e testagem itinerante nas unidades escolares



A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), vai desenvolver ação itinerante de imunização e testagem contra Covid-19 nas unidades da rede municipal de ensino. O serviço será ofertado ainda neste mês em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e visa estimular a vacinação das crianças e evitar a propagação do coronavírus no ambiente escolar.


“Com o avanço do ensino presencial, é importante redobrarmos os cuidados e a vigilância. Por isso, estamos ampliando as medidas da Seduct, a fim de contribuir para que não haja transmissão entre alunos, profissionais do ensino e pais de estudantes. Para além dessas novas medidas, importante destacar que, desde o ano passado, diversas outras ações foram implantadas e estão ajudando a reduzir os casos de covid em Campos”, informou o secretário de Educação, Marcelo Feres.


De acordo com a coordenadora do PSE, Catia Mello, a princípio, 12 unidades serão contempladas. “Faremos em torno de 100 testagens por unidade escolar. Quanto à imunização, será feita uma busca ativa e verificação na rede municipal dos alunos de 5 a 17 anos que ainda não se imunizaram, e iremos promover vacinação nas unidades escolares para ampliar a adesão, mediante autorização prévia dos pais ou responsáveis”, explicou a coordenadora.


OUTRAS MEDIDAS


Todas as escolas da rede municipal estão seguindo as orientações do protocolo Regras da Vida e do Plano de Retomada das Aulas Presenciais, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, e disponíveis no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). O Plano de Retomada das Aulas Presenciais foi criado para subsidiar os atos do Poder Executivo e nortear os planejamentos e ações nas unidades de ensino.


Também estão sendo ofertados para as escolas álcool, máscara, entre outros itens para os alunos, além de garantido o distanciamento dentro da sala de aula. Além disso, a Secretaria realizou vários cursos e seminários para orientar a comunidade escolar, implantou polo de testagem e de vacinação contra Covid na própria Secretaria, para profissionais e alunos das redes públicas e particular de ensino, entre outras ações.

9 visualizações