top of page

Inaugurada Sala da Estratégia de Atualização da Caderneta de Vacinação na Seduct






A semana começou com boas notícias para os profissionais e estudantes de Campos. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), inauguraram a sala da Estratégia de Atualização da Caderneta de Vacinação na Seduct nesta segunda-feira (9). Trata-se de um espaço fixo de imunização que passa a atender não apenas a rede municipal de ensino, mas também as redes estadual, federal e particular.


O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; o infectologista e subsecretário de Vigilância em Saúde (SMS), Charbell Kury; o diretor de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro; assessora técnica da Seduct, Catia Mello; o coordenador do PSE, João Oliveira; e a equipe do Programa participaram da inauguração.





Serão ofertadas as vacinas do Programa Nacional de Imunização, conforme oferta disponibilizada pela SMS, Influenza e Covid-19, incluindo a bivalete. O polo funciona na sala 14 da Seduct às segundas, quartas e sextas, das 9h às 15h, e não precisa de agendamento.


“Essa é uma agenda que estamos desenvolvendo desde 2021, ainda durante a pandemia, dando melhores condições de biossegurança para alunos e profissionais. Depois, continuou acontecendo ao longo de todo esse período, com testagem, vacinação itinerante, enfim até chegarmos agora nesse momento, já nos preparando para o processo de matrícula de 2024. Todos os pais recebem a orientação de que é necessário estar com cartão de vacina em dia para efetuar a matrícula. Agora, quando necessário for, teremos esse espaço aberto para que eles e os profissionais tenham esse atendimento da melhor forma possível. A medida vale também para rede particular, estadual e federal. É por meio desse tipo de parceria que a gente vai fazendo a educação acontecer”, disse Marcelo Feres.





Segundo Charbell, esse é um momento único em que se celebra a saúde não apenas como canal de prevenção, promoção e recuperação da saúde, mas, para ele, é a oportunidade de fazer com que os usuários entendam a importância de colocar a caderneta de vacinação em dia. “A Saúde e a Educação nunca estiveram tão unidas quanto nessa gestão do prefeito Wladimir Garotinho, muito por conta dessa parceria com professor Marcelo, que é muito sensível e foi um grande ator para mudarmos esses paradigmas, ajudando a aumentar de forma expressiva a cobertura vacinal, reduzindo danos e promovendo qualidade de vida para a população”, informou o médico.


Carneiro acrescentou que o objetivo é aumentar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes, principalmente. “É muito importante que os pais e responsáveis verifiquem as cadernetas vacinais dos filhos e os tragam para atualiza-las. Essa é mais uma maneira da gente protegê-los contra as doenças transmissíveis. Agradecemos a toda a equipe da Educação e ao professor Marcelo Feres que deixou as portas da Secretaria abertas, abriu esse espaço, para que a gente possa aumentar a cobertura vacinal em nosso município”, destacou.





João explicou que a testagem contra a covid também vai continuar sendo ofertada na Secretaria de Educação, neste caso, mediante agendamento. “Antes fazíamos a vacinação de forma itinerante aqui na Secretaria, com polo volante, em parceria com a Secretaria de Saúde. Agora ampliamos essa parceria e passamos a contar com um espaço fixo. Além disso, a vacinação itinerante continuará acontecendo nas unidades escolares semanalmente”, explicou João.





O primeiro a ser imunizado foi Asafe Corrêa Pereira, aluno da Escola Municipal Jacy Ferroviário Barbeto. Igor da Silva Barbosa e Walace Oliveira, funcionários do Setor de Zeladoria da Seduct, também aproveitaram para atualizar o cartão de vacinação e foram imunizados contra covid. Asafe recebeu as doses contra HPV e febre amarela. A mãe Luciana Gaspar Corrêa parabenizou pelo atendimento. “Moramos no bairro Caju e isso vai ajudar a manter a saúde em dia, facilita muito a vida da gente. Vou falar com minha prima pra trazer os filhos dela também”, disse.








78 visualizações

Comments


bottom of page