top of page

Incentivo à Ciência: 15 projetos de escolas públicas premiados




A cerimônia de premiação das unidades escolares selecionadas durante a IX Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos dos Goytacazes (Femucti) aconteceu nesta terça-feira (21) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). A banca avaliadora selecionou 6 projetos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, 6 projetos do Ensino Fundamental Anos Finais e 3 projetos dos anos finais para a menção honrosa.


Os vencedores receberam da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) troféus para as escolas, medalhas, certificados e brindes para os alunos e professores. Além disso, seis dessas unidades vão participar da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (XVII Fecti), que será realizada sábado (25) e domingo (26) no Rio de Janeiro. Essa é a maior feira de ciências do Estado e envolve projetos de diferentes segmentos e áreas.


Segundo a coordenadora do evento e coordenadora de Ciências da rede municipal de ensino, Carla Salles, dos seis projetos, 4 são fruto do programa Mais Ciência na Escola, da Seduct, que oferece bolsas de estudo visando incentivar a pesquisa, a ciência e a tecnologia. As 6 unidades são: Eloy Ornelas, em Vila Nova; Nossa Senhora Aparecida, em Santo Eduardo; Dr Luiz Sobral, Jardim Carioca (com 2 projetos); Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, em Farol; e a Escola Estadual Benta Pereira.


"Parabenizamos as escolas e a todos os profissionais da educação envolvidos nos projetos. É revigorante ver que nossa Educação pode ser construída com o protagonismo dos alunos e com o entusiasmo de nossos professores. Educação é investimento que possibilita um país melhor!”, afirmou Carla.




A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, representou o secretário Marcelo Feres e elogiou o esforço dos professores e alunos. Ela lembrou que a IX feira foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia durante a X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro deste ano no Jardim São Benedito, quando também foi realizada a IV Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais.


“Sob a brilhante liderança da Carla Salles, o Programa Mais Ciência na Escola já está em sua terceira edição. E agora chegou o momento de coroar esse ano intenso de pesquisas feitas pelos nossos pesquisadores mirins e que hoje vieram receber seus prêmios e o reconhecimento pelo excelente trabalharam que realizaram. Parabéns a todos. Estamos muito orgulhosos e temos certeza de que vocês terão um futuro brilhante”, afirmou Suzana.

Ao todo, 91 instituições participaram da X Semana Nacional, sendo 61 unidades escolares. As equipes trabalham com base no tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável".


DEPOIMENTOS





Professora da Escola Frederico Paes Barbosa, Walquíria Rangel foi uma das premiadas. “Comecei a participar do Mais Ciência na Escola antes de ter bolsa para os professores porque achei que era competitivo e muito importante para os alunos. Carla Salles nos incentivou muito e fomos selecionados, mesmo não recebendo a bolsa ainda. Fiquei bastante estimulada e fui incentivando outros professores”, disse.


Magda Narcisa Ferreira Gama, professora do 5º ano na Escola Manoel Ribeiro do Nascimento, foi outra contemplada. “Entrei nesse projeto esse ano, incentivada pela professora de Tecnologias, Natalia. Rapidamente consegui juntar minha turma inteira e fazer com que todos se engajassem. Quatro deles, porém, me disseram: ´professora, estamos aqui para o que der e vier’. Foi uma semana intensa de trabalho, de 7h às 17h, e o projeto aconteceu exatamente do jeito que queríamos. Agradeço à nossa diretora e à nossa vice-diretora pelo apoio e a todos que se envolveram”, comentou.





Aluno do 9º ano da Escola Luiz Sobral, Inari Machado Azevedo Arraiol discursou emocionado: “Quero agradecer a Deus, ao meu professor Luiz Carlos, o Kaká, que esteve comigo em todo momento. Foi um dos melhores aprendizados que tive. Quando caminhamos todos juntos, com esforço e estudo, tudo vale a pena. Ano passado também fomos premiados. Entrei desacreditado o e professor me mostrou que não tinha motivo para não acreditar, me incentivou e chegamos até aqui. A palavra é gratidão”, afirmou.





A pequena Sophye Batista Almeida de 7 anos encantou a todos. “A minha professora me ensinou que se a mamãe e o papai não tiverem condições de comprar o brinquedo que a gente quer, a gente mesmo pode criar com o papelão. Gostei muito de trabalhar e agradeço muito a tia Sandra por todos os ensinamentos dela e pelo incentivo. Sem ela a gente não estaria assim esperto e sabido, gostei demais”, disse a menina.


PROJETOS SELECIONADOS NA IX FEMUCTI


1- EM Eloy Ornelas

Projeto: “Transformando uma casa de roça em um mini sítio ecologicamente sustentável”

Orientadora: Marina de Oliveira


2- EM Nossa Senhora Aparecida

Projeto: “Embalagens Tetra Pak® Como Material Isolante Térmico: alternativa sustentável e de baixo custo na confecção de protótipos para ensino de Ciências".

Orientadora: Carime Rodrigues Salim

Coorientadora: Roberta Aparecida Anselmé Martins


3- EM Dr Luiz Sobral

Projeto: “Cotoco Arte”

Orientador: Luiz Carlos Soares Alves


4- EM Dr Luiz Sobral

Projeto: “Produção de tijolos para construção civil e objetos de arte para decoração ambiente a partir de plástico utilizado”

Orientadora: Carla Rodrigues Oliveira


5- CE Benta Pereira

Projeto: “Bentabilidades” (Ação I – reaproveitamento de água do ar condicionado)

Orientadora: Darlielva do Rosário Freitas


6- EM Cláudia Almeida Pinto de Oliveira

Projeto: “Coagulante para o tratamento de água a partir do Madacaruda -Praia”

Orientadora: Andressa de Souza Batista



IV FEIRA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS


1-Escola Municipal Lions Goitacá

Projeto: “Horta Sustentável”

Profa. Josiane da Hora Machado de Souza


2- Escola Municipal Sagrada Família

Projeto: “Sensações e Descobertas”

Profa. Monyque Kelly Pinto de Souza

Professoras colaboradoras:

Pollyana Gomes Pinho de Souza

Flaviana Vieira dos Santos

Mariana Mattos Manhães Machado


3- EM Dr. Luiz Sobral

Projeto: “Roboticando Tarsila“

Prof. Luiz Carlos Soares


4- EM Manoel Ribeiro do Nascimento

Projeto: “Reaproveitar Papelão é pura diversão”

Profa. Sandra Gomes Coutinho dos Santos

Professora colaboradora: Natália Carlos de Souza Sobrinho Lobo


5- EM Manoel Ribeiro do Nascimento

Projeto: “Captação e reaproveitamento da água da chuva”

Profa.: Magda Narcisa Ferreira Gama


6- EM Fazenda Chalita

Projeto: “Reutilizar, Reduzir e Reciclar”

Profa. Juliana da Silva Santos

Professoras colaboradoras:

Fabiana Costa Souza de Vasconcellos Correia

Marilene Peixoto Vilaça da Silva

82 visualizações
bottom of page