A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover, por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), a capacitação com o tema Diálogos com mediadores sobre inclusão, nos dias 15, 16 e 17 de maio, em dois horários. A capacitação acontecerá no Auditório do Isepam e será voltada aos mediadores da rede municipal de ensino, que poderão optar por dois horários: às 9h ou às 14h.
De acordo com a coordenadora da Educação Especial Inclusiva da Seduct, Raquel Linhares, o assistente social Paulo Júnior, a psicóloga e psicopedagoga Fernanda Schwartz e a pedagoga Bianca Terra serão os palestrantes.
“As inscrições devem ser feitas no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (aqui). Os participantes receberão certificado com carga horária de 3 horas”, destacou Raquel.
Os profissionais de apoio convocados para atuarem na Educação Especial Inclusiva, no mês passado, estão em fase de admissão, realização de exames e estão sendo encaminhados para as unidades escolares. Ao todo, 424 mediadores e cuidadores foram chamados para assumir vagas temporárias, a partir de dois processos seletivos simplificados – o edital Nº 04/2023 e o edital Nº 01/2024.
Os mediadores têm a função de apoiar os professores das salas de ensino regular, no desenvolvimento do planejamento pedagógico e nas atividades pedagógicas dos educandos, público-alvo da Educação Especial Inclusiva.
A lei nº 9.145, de 5 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos, foi sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal. Por meio dessa lei, foi possível viabilizar a realização do processo seletivo e a contratação dos profissionais.
Foto: Cesar Ferreira - Por Kamilla Uhl
Bình luận