Inscrições abertas para cursos da Escola de Formação de Educadores Municipais




Estão abertas inscrições para cursos destinados a educadores e gestores, realizados pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUCT), por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), em parceria com a Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O primeiro, “Formação Continuada de Professores” já começa na próxima segunda-feira, dia 7, e vai até o dia 31 de agosto.


De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, o curso de extensão tem carga horária de 265h, ao todo, distribuídos em dois módulos. “Os encontros acontecerão virtualmente de forma síncrona, ou seja, em tempo real, e assíncrona, pela plataforma Moodle”, disse.


Para esse curso só poderão se inscrever professores da rede municipal de ensino que atuam na sala de aula regular, no segmento do Ensino Fundamental do 1ª ao 9º ano, e que tenham algum aluno com deficiência na turma. Serão disponibilizadas 100 vagas.


Para abril, outros dois cursos serão oferecidos: “E-mail institucional: Aplicações práticas na gestão escolar”, voltado para gestores, auxiliares de secretaria e professores, com carga horária de 30h. O outro, “Ferramentas de produtividade e colaboração”, tem como público alvo gestores e auxiliares de secretaria e carga horária de 20h. Ao todo, são 400 vagas. As inscrições podem ser feitas de 14 a 28 de março, no Portal PAE (AQUI), mas só poderão ser realizadas com o registro do e-mail institucional.


A coordenadora dos laboratórios de tecnologias e mídias digitais, Anna Karina Vieira de Azevedo explica que a primeira parte dos cursos será realizada pelo Youtube e para todos os professores da rede e só depois serão pelas salas do Meet, para quem se inscreveu na continuação dos cursos. “A princípio, toda a primeira parte será on-line, e se mais tarde houver a possibilidade de fazer uma parte presencial, a gente fará. Mas, por enquanto, é virtual”, explica Anna.

213 visualizações