Integrantes do Conselho Municipal de Educação participam de encontro estadual em Quatis





Representantes do Conselho Municipal de Educação de Campos (CME) participam do XXII Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio de Janeiro (UNCME) na cidade de Quatis. Entre eles estão integrantes do setor pedagógico da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) que fazem parte do CME. O tema do encontro é A importância do controle social dos Conselhos Municipais de Educação frente às Políticas Públicas Educacionais.


O evento começou na quinta-feira (20) e vai até sexta-feira (21). Vice-presidente do CME e diretora Pedagógica da Seduct, Tânia Alberto explica que há novos documentos e resoluções e pareceres do Conselho Nacional de Educação que precisam ser mediados pelos Conselhos Municipais e esses encontros Nacionais e Estaduais estão acontecendo para preparar os conselheiros na melhor execução de suas tarefas.






“A educação pública vem passando por mudanças e nesse período de retorno presencial do ensino, muitas estratégias e projetos estão sendo colocados em prática para atender a essas mudanças. Fortalecer e qualificar os Conselhos Municipais de Educação é uma delas. A exemplo do VAAR, como novo recurso financeiro que será destinado à educação, e dentro das condicionalidades, para que isso aconteça, está a atuação efetiva dos CME no acompanhamento e validação das ações voltadas para melhorar a aprendizagem. E para isso a participação dos conselheiros em eventos programados pelas União Nacional e União Estadual traz aprendizado para a melhor atuação no CME”, afirmou Tânia.


Secretária Executiva do CME, Adriana Rangel disse que, na manhã desta quinta-feira, o grupo participou de uma reunião na Casa de Conselhos de Vassouras, onde pôde conhecer o local e conversar com a presidente Mônica e a vice-presidente, Ilza Carla, para conhecer o funcionamento do conselho do município. “Uma troca de experiências muito proveitosa”, disse Adriana.




PROGRAMAÇÃO


A programação conta com palestra magna nesta quinta sobre A importância do controle social dos Conselhos Municipais de Educação frente às Políticas Públicas Educacionais, ministrada pela professora e doutora Malvina Tutman. Na sexta-feira, a primeira mesa vai falar sobre O Desafio da organização e a atuação dos CMEs diante da elaboração de suas normatizações, com o professor Jorge Roberto, coordenador da UNCME/RJ e Conselheiro do CME/Nova Friburgo); professor Hélio Ricardo Batista (Coord. Regional Sudoeste II da UNCME/RJ e Presidente do CME/Quatis); professora Me. Maria das Graças (Coord. Regional Noroeste Fluminense da UNCME/RJ e Presidente do CME/Natividade).


Na segunda mesa será realizada a apresentação do artigo “Seleção de diretores escolares no RJ: critérios técnicos e participação da comunidade nos textos políticos municipais”; com os debatedores Professora Dra. Daniela Patti do Amaral (Uerj) e Professora. Me. Alba Valéria Baensi (GAFCE/RJ).


O encontro termina com Prestação de Contas, nova Estrutura de organização e Eleição da Coordenação Estadual da UNCME/RJ, além da ampliação da assessoria, Criação da secretaria de formação e comunicação, e Reordenamento das Regionais.

6 visualizações