Invenção da Região Norte Fluminense debatida em palestra com professores




Professores de Geografia e História participaram da palestra “Entre a ‘di-visão’, o ‘arte-fato’ e os ‘meios’: a ‘invenção’ da região Norte Fluminense”, ministrada pelo professor Zandor Gomes Mesquita, no auditório do Isepam nesta quarta-feira. A formação foi ofertada pela oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e liberada não somente para profissionais da rede municipal de ensino, mas também, da redes particular, estadual e federal.


Professor de geografia, Antônio Carlos Berriel, aprovou a capacitação. “Principalmente se tratando de professores, o evento foi mais que oportuno, porque se trata da história da nossa cidade, assunto esse que precisa ser mais discutido dentro das nossas escolas”. Outro educador da rede municipal de ensino, Jorge Henrique, concordou: “É sempre bom participar desses encontros, onde podemos ouvir ideais e ter uma nova visão sobre os assuntos, a partir dos palestrantes e professores”.


A professora Mônica Ribeiro elogiou: “A palestra foi de suma importância, tanto para a minha experiência pessoal quanto profissional, ao saber das relações e dinâmicas da região Norte Fluminense, e assim atualizar ainda mais nosso conhecimento e poder passar a informação a diante e enriquecer o aprendizado de nossos alunos”.


O objetivo da palestra é mostrar como os professores podem trabalhar esses assuntos dentro de sala de aula de forma didática, segundo a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais da Seduct, Ana Márcia Scot. “Os participantes receberão certificado com carga horária de 4 horas, podendo contabilizar para o adicional de 3%”, disse.


Zandor Gomes é doutor em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui mestrado em Políticas Sociais e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), onde também atua como professor. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana-Cultural, Geografia Regional e Ensino de Geografia Física, atuando nos seguintes temas: região, regionalização, paisagem cultural, patrimônio industrial e ensino de climatologia em sala de aula.

23 visualizações