IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos: 19 a 21 outubro



A expectativa de público é de cerca de 40 mil pessoas nos três dias.






A IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes já tem data definida: 19 a 21 outubro deste ano. O evento acontecerá no Jardim São Benedito e terá como tema "Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. A expectativa é para que cerca de 40 mil pessoas participem das atividades propostas. Trata-se de evento nacional com organização local da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).



A programação acontecerá nos três dias das 9h às 16h e contará com parceria de mais de 80 órgãos, instituições, universidades públicas e particulares, autarquias e escolas das três esferas: municipal, estadual e federal.



A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, ligada à Seduct, e a coordenadora geral do evento, Carla Sales, realizaram reunião com representantes de diversos setores da Secretaria nesta quinta-feira (8), no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), para tratar da programação.



Em todo o país, a 19a edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá entre 17 e 23 de outubro, com exceção de Brasília, que acontecerá entre 21 e 27 de novembro de 2022. O evento foi criado em 2004, com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando e destacando a criatividade, a inovação e a importância da ciência e da tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento do Brasil.



Segundo Suzana, serão promovidas e estimuladas, em todo o país, atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema.


"A proposta é melhorar o desempenho escolar e social dos alunos do nosso município, através do estimulo à leitura, pensamento e atuação como investigadores; além de despertar nos alunos o pensamento crítico, comportando-se como investigador pesquisador. Outra ideia é estimular os alunos a seguirem carreira científico-tecnológicas", explicou Suzana.



Carla acrescentou que, simultaneamente ao grande evento, acontecerão, ainda, outras atrações como a VIII Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos dos Goytacazes; III Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais; e Divulgação Científica, Tecnológica e Educacional: UENF, UFF, IFF, UFRRJ, Estácio de Sá e Cândido Mendes.



"Teremos, também, exposições de Ciência, Tecnologia e Inovação das escolas, universidades e demais instituições participantes; Oficinas de Ciência, Tecnologia e Inovação; Apresentação dos projetos do Programa Municipal Mais Ciência na Escola; Mostra de Tecnologias Digitais; Ações do Programa de Saúde na Escola (PSE); atividades de cunho social; apresentações artístico-culturais; esquetes teatrais, paródias, bandas musicais, contação de histórias, entre outras", informou a coordenadora.



As Secretarias e Superintendências Municipais, além de empresas privadas, Sebrae, Senai, Sesc e outros órgãos desenvolverão diversas atividades em paralelo. "Estão previstas mais de 200 atividades para serem realizadas ao longo do evento nas tendas/stands e no palco principal. Convidamos os professores dos diferentes segmentos e modalidades de ensino: Básico, Fundamental, Médio, Técnico, Graduação e Pós-graduação; empresários, secretários municipais e a população de forma geral. O evento englobará todas as faixas etárias e vai oferecer certificação. Em breve, a Seduct abrirá inscrições para as escolas informarem as categorias de apresentação", adiantou Carla.


153 visualizações