top of page

Laboratório Brincar e Aprender oferece recursos educacionais lúdicos




Jogos sensoriais, fantoches, circuitos, banda musical e teatro de sombra. Esses são apenas alguns dos equipamentos que fazem parte do Laboratório Brincar & Aprender que a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia distribuiu para as escolas que oferecem Educação Infantil e creches. Desde o ano passado, o material tem auxiliado os professores a desenvolverem projetos e aulas de forma criativa, despertando o interesse dos alunos.


Um exemplo é a Escola Municipal Professora Ruth Chagas Manhães, situada no Parque Julião Nogueira. Os professores têm realizado aulas utilizando a mesa de luz na qual as crianças reconhecem objetos e os aramados, trabalhando a coordenação motora. A diretora Kely Lopes Rodrigues de Barros conta que o laboratório tem ajudado bastante nas aulas.





“O laboratório Brincar & Aprender tem sido uma importante ferramenta para o educador e o educando. Ao brincar, a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Em consequência, ela desenvolve a autoconfiança, aguça sua curiosidade e desperta a autonomia”, explica a diretora.


A professora da Educação Infantil da escola, Fernanda Mendes Coutinho, disse que o Laboratório trouxe inúmeras possibilidades para a sala de aula. “O aprendizado se tornou divertido e de fácil entendimento para nossas crianças. Ele é rico em atividades, o que nos proporciona um ensino de forma lúdica! Além de contribuir e direcionar de forma direta ao entendimento cognitivo da criança, favorecendo com estratégias que evidenciam o aprendizado no coletivo e individual também. Simplesmente, maravilhoso. Que todos nós professores possamos aproveitar esse rico recurso disponibilizado ao aprendizado de nossas crianças. Elas merecem”, diz a professora.


Coordenadora da Educação Infantil, Anos Iniciais, Sirlei de Abreu Ávila, pontuou que a chegada dos laboratórios nas unidades escolares foi de suma importância pois representa um ganho considerável para as Práticas Pedagógicas realizadas com os alunos.





“O Brincar & Aprender disponibiliza recursos didáticos e jogos que tornam as aulas mais lúdicas e criativas, atendendo em cada etapa do desenvolvimento das nossas crianças. Os laboratórios oferecem diferentes recursos de linguagens fundamentais no processo de construção da aprendizagem, pois é através do brincar que a criança expressa sentimentos, conhece a si, o outro e o mundo, reflete ações prazerosas e partilha brincadeiras com o outro. É através do brincar também que a criança expressa sua individualidade, os movimentos, os sentidos e a utilização de várias linguagens levando-os a reflexão”, explica Sirlei.


A professora Marta Magalhães, do 3° ano da Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, falou do benefício. “O trabalho no laboratório proporciona aos nossos alunos um novo olhar para os conteúdos dados. Essa ferramenta promove a aprendizagem, a autonomia e a criatividade do aluno, além de incentivar a troca de experiências, fazendo com que o aluno veja a escola como um ambiente lúdico e prazeroso.


Gestora na mesma unidade, Daniely Pelicioni Azeredo acrescentou: "Nossa escola, desde a chegada do laboratório brincar e aprender, vem trabalhando com os professores a importância do uso e com os pais a importância de aprender brincando, isso vem surtindo grande efeito na comunidade escolar como um todo. As crianças aprendem a se comunicar, desenvolver a imaginação e diversos tipos de habilidades, inclusive as motoras, amando sair do ambiente da sala de aula para novas vivências".

A PSP Thereza Cristina Carvalho também comentou: “O laboratório tem sido excelente apoio para nossas aulas práticas possibilitando que os alunos vivenciem o que aprenderam em sala de aula. O laboratório escolar está transformando a aprendizagem e melhorando a qualidade de ensino da escola”.




O laboratório Brincar & Aprender é composto por estantes organizadoras lúdicas, estante modular, estante de recursos educacionais lúdicos – Educação Infantil e conjunto de recursos educacionais lúdicos – Ensino Fundamental Anos Iniciais.



358 visualizações

Comments


bottom of page