top of page

Laboratórios de Ciências trazem inovação para salas de aula





Os Laboratórios de Ciências adquiridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), estão trazendo inovação para as salas de aula e um jeito novo de ensinar e aprender nas escolas municipais. É a primeira vez na história da educação de Campos que as unidades recebem esse tipo de material, adquirido por meio do Programa Lab Mais, implantado no ano passado.


Essa semana, os alunos da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no bairro IPS, estão aprendendo sobre Movimentos de Rotação e Translação da Terra de uma forma mais dinâmica e atrativa, graças aos kits do Laboratório Móvel de Ciências. O diretor Hermann Moura Gouvêa falou sobre a aquisição.


“Seu uso mudou a nossa didática, elevando a outro patamar a maneira na qual o processo de ensino-aprendizagem é conduzido, trazendo novas conquistas para os alunos e professores. Jogos sensoriais, conhecimentos a respeito do corpo humano e o uso do globo terrestre são alguns dos outros recursos utilizados em nossas aulas. A E.M. Professora Sebastiana Machado da Silva agradece o apoio dado pela Seduct e certamente fará o melhor emprego possível dos novos materiais”, assegurou o gestor.


Para ele ficou claro que o ensino através da ludicidade mostra resultado extremamente positivo. “A ampla visão do nosso Sistema Solar proporcionada aos nossos alunos através da maquete contida no Laboratório de Ciências foi decisiva para o imediato aprendizado por parte dos mesmos e trará novas construções educacionais”, completou.


A professora Lucilia Neto concordou que a utilização dos recursos do laboratório de ciências é de suma importância para aprendizagem de forma lúdica. “Com a chegada do laboratório de Ciências, ficou mais fácil explicar sobre os movimentos da Terra (rotação e translação), pois ele permite aos alunos visualizarem, através da maquete, os movimentos da terra, e que eles são responsáveis pelos dias e pelas noites, como também pelas estações do ano. Os alunos ficaram encantados e assimilaram melhor o conteúdo, souberam distinguir os movimentos da Terra, com mais facilidade”, garantiu a educadora.


O aluno Davi Aleixo, do 3º ano de escolaridade, também emitiu sua opinião: “Achei tudo muito legal na maquete”.


A diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, falou sobre como surgiu a ideia. Ela explicou que há escolas com vários padrões de estrutura e construção, por essa razão, não seria possível que todas as escolas tivessem uma sala temática de matemática ou um laboratório exclusivo de ciências, de bancada, com os equipamentos fixos, assim como o laboratório de Brincar & Aprender com uma brinquedoteca, contendo todos os estímulos pedagógicos necessários.


“Exatamente por ser uma rede de configuração diversificada, com prédios de diferentes padrões, escolas que eram estaduais e foram municipalizadas, etc, a ideia de um laboratório móvel permitiu que isso pudesse ser viabilizado e socializado para toda a rede. Nunca aconteceu antes um programa como esse na rede municipal. Os laboratórios móveis representam a melhor opção dado o nosso modelo de escola que é muito diverso. Apesar de termos escolas-modelo (construídas na gestão da ex-prefeita Rosinha Garotinho), que seguem o mesmo padrão e são mais modernas, no modelo móvel, a gente atende a todos de maneira mais equânime e isso nunca teve na rede municipal”, explicou Tânia.





Ao todo, a Secretaria adquiriu 166 Kits de robótica destinados a 46 unidades escolares que ofertam educação infantil; 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Outros 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências que estão sendo destinados a 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais, e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Além disso, há, ainda, 211 conjuntos de Laboratórios Brincar e Aprender, distribuídos para as unidades, contendo recursos educacionais lúdicos.



43 visualizações

Comments


bottom of page