Lançada a XI Bienal de Campos: evento acontece de 2 a 9 de novembro


Depois de quatro anos de sua última edição, a Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes está de volta. A 11ª edição da feira literária acontecerá entre os dias 2 e 9 de novembro, no Guarus Plaza Shopping. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19), no auditório da Prefeitura, pelo prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, durante entrevista coletiva. A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, também participou da ação que contou, ainda, com as presenças de parceiros fundamentais para que o evento pudesse ser realizado, como por exemplo, o SESC-RJ.

Com estandes e espaços interativos montados em uma tenda galpão de 1.200 m², recebendo 90 diferentes selos literários e 200 mil livros, a Bienal 2022 contará, também, com palco para shows e a utilização de espaços internos do Guarus Plaza. A feira receberá, entre outras atrações, os cantores e compositores Zélia Duncan e Arnaldo Antunes, por meio de parceria com o Sesc RJ.


“Nossa missão é dar novos rumos ao município e, com toda a certeza, a cultura tem protagonismo nesse nosso desafio diário de fazermos uma Campos melhor. A Bienal está de volta, com novo endereço, na certeza de que já era chegado o momento de Guarus receber um evento de tamanha importância. Encontramos, no Guarus Plaza Shopping, uma parceria fundamental, pois precisávamos de um local estratégico para realizar a feira. Com convidados de projeção nacional e artistas que mantêm viva a literatura local, esperamos por todos, a partir das 15h do dia 2 de novembro”, disse o prefeito Wladimir Garotinho.

Para Auxiliadora Freitas, o novo endereço da Bienal representa um marco na cultura do município. “Os mais de 100 mil moradores do subdistrito de Guarus ganharão um grande presente, tendo a missão de receber os moradores dos outros extremos do município para a festa da literatura. Nossa programação vem sendo pensada desde o começo do ano e, seguramente, as surpresas irão agradar ao público. Levar a Bienal para outro ponto do município, faz parte do programa “Culture, Campos – com horizonte!”, que norteia a gestão da cultura no âmbito municipal e tem objetivo de descentralizar nossas ações”, anunciou.

A Bienal 2022 terá, entre seus principais parceiros, o SESC-RJ, que oferecerá palestras, oficinas e espetáculos variados, com destaque para shows com Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Mc Marechal e Mc Martina. “Estamos muito honrados com a oportunidade da participação em mais um dos grandes eventos do calendário cultural do município. Guarus será o palco de grandes encontros, na mágica viagem pelo mundo das letras”, afirmou a gerente do SESC-Campos, Débora Magalhães.

Outra parceira importante da Bienal 2022 será a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), que levará 18 expositores para a feira, trazendo 200 mil livros, dos quais 3.500 serão lançamentos. “Campos realiza uma feira de excelência e nós estamos muito honrados com a oportunidade de somarmos forças, trazendo as estrelas da festa: os livros. Será uma feira inesquecível, tenho certeza, prefeito Wladimir Garotinho”, disse o presidente da ABDL, Márcio Tupinambá.

O empresário Joilson Barcelos, presidente do Guarus Plaza Shopping, também deposita boas expectativas na feira. “Ficamos muito honrados com a parceria entre o Guarus Plaza e a Prefeitura. Cedemos nosso estacionamento e alguns espaços internos, com imensa alegria, pois também lutamos para que Guarus tenha o protagonismo do qual sempre se fez merecedora”, pontuou.



18 visualizações