Live do PSE com psicanalista no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

A transmissão acontecerá na página do Instagram @psecamposrj, às 18h desta sexta-feira (10)

Foto: Kamilla Uhl


O Programa Saúde na Escola (PSE) também aderiu à Campanha de Conscientização do Setembro Amarelo. Para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o setor, que é ligado à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e à Secretaria Municipal de Saúde, vai promover uma live nesta sexta-feira (10), às 18h, como informou o secretário de Educação, Marcelo Feres. A palestra virtual integra as ações do projeto PSE com você.


“A nossa convidada será a psicanalista, psicóloga e doutora em Políticas Sociais, Denise Gondim. A transmissão acontecerá pela página do Instagram @psecamposrj. E a mediação vai ser feita pela psicóloga do PSE, Silvia Nascimento Ribeiro, que também é psicopedagoga e terapeuta existencial”, disse Marcelo.


De acordo com a coordenadora do PSE, nutricionista Cátia Mello, neste contexto de pandemia, o Programa vem desenvolvendo o workshop de Promoção da Saúde Mental dos profissionais da Educação, com o tema "Quando quem ama SE CUIDA". O objetivo é fortalecer e instrumentalizar os profissionais para que potencializem as ações e ajudem a impactar, de forma positiva, a saúde mental da rede onde atua. Cerca de 300 profissionais já participaram e um novo ciclo de palestras está acontecendo neste mês de setembro.

“Assim que as condições sanitárias permitirem, voltaremos a desenvolver, presencialmente, nas unidades escolares, o projeto Valorização da Vida, que tem por finalidade estimular o sentimento de consideração pela vida, através de educação socioemocional, sendo um importante componente preventivo nas escolas aos casos de depressão, autolesão e ideação suicida entre os jovens. Este projeto é coordenado pela psicóloga Silvia e pela educadora emocional e psicóloga, Pâmella Nogueira”, destacou Cátia.


Sílvia falou sobre o projeto. “Um trabalho de saúde mental tanto para alunos quanto para profissionais da educação estimula um espaço para que possam colocar seus anseios, temores, frustrações e desenvolverem habilidades emocionais para lidarem melhor com situações de conflito”, comentou.


Para Pâmella, é fundamental que a escola tenha uma metodologia que englobe uma educação emocional. “O ambiente escolar deve funcionar como um multiplicador de pessoas que pensem de forma crítica, que aceitem as diferenças e que saibam pensar antes de agir, tomando decisões em prol do bom convívio social. Há uma grande preocupação a respeito do bullying, e a educação emocional ajuda a desenvolver reflexões para a redução de violências e vulnerabilidades”, explicou.

O PSE vem realizando uma série de lives no Instagram, com temas diversos, como a Importância do Nutricionista no PSE, no dia do Nutricionista (31/08); Desenvolvimento Infantil: O desafio da estimulação em tempos de Pandemia (08/09); O papel do Psicólogo no Programa Saúde na Escola - Dia do Psicólogo - 27/08; Amamentar é importante (25/08); Agosto Dourado (18/08); Conhecendo o Instituto Educadores Globais (18/08); Aleitamento Materno (13/08); Retorno Seguro à Escola (03/08).

Próximas Lives do Projeto PSE com você:


24/09 – Tentativa de suicídio associada à violência sexual contra crianças e adolescentes


08/10 – Mês do Professor

18/10 – Alimentação Saudável


26/11 – Novembro Azul


09/12 – Dia do Fonoaudiólogo

10/12 – Ações da Fonoaudiologia no PSE


Reportagem: Kamilla Uhl

3 visualizações