Live "Hora da Educação" sobre Ensino Remoto nesta quinta-feira

Com apresentação da coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE-Campos), Catia Mello, esta edição da terceira temporada do projeto de lives "Hora da Educação" terá como convidada a professora Luciana Soares

Foto: Kamila Uhl


Será realizada nesta quinta-feira (23), às 18 horas, mais uma Live "Hora da Educação" com o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. A live será transmitida ao vivo pelo canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) no You Tube. Com apresentação da coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE-Campos), Catia Mello, esta edição da terceira temporada do projeto de lives "Hora da Educação" terá como convidada a professora Luciana Soares, que vai abordar o tema "Experiências e práticas do Ensino Remoto".


- São diversas situações desafiadoras que nos foram impostas devido ao período pandêmico. Com nós educadores não foi diferente, mas muito desafiador e preocupante. A Escola Municipal Jacques Richer, de prontidão, se organizou enquanto corpo docente para proporcionar da melhor maneira possível apostilas, livros e materiais necessários para que os alunos pudessem ter acesso aos conteúdos. Sendo uma escola situada na zona rural e que contempla desde a Educação Infantil ao 5º ano, ficou a critério de cada professor escolher trabalhar com o Google Classroom mediante o quantitativo dos alunos e, principalmente, pela dificuldade de acesso à internet - afirma Luciana, adiantando um pouco do que será tratado na live.

Ela cita, ainda, algumas experiências e práticas do ensino remoto como ações no período pandêmico: envio das atividades por meio do recurso digital (WhatsApp); vídeoaulas gravadas no Youtube - tanto as pesquisadas no PAE – Programa de Aprendizagem Eficiente, quanto tantas outras que estejam acordadas com o planejamento; utilização das apostilas elaboradas pela equipe da Seduct; disponibilização e utilização dos livros de Matemática e Língua Portuguesa enviados pelo MEC através do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), entre outras iniciativas.


Luciana Soares é licenciada em Matemática pela Universo e licenciada em Pedagogia pela UENF. É professora do Ensino Fundamental na Escola Municipal Jacques Richer e formadora local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do PNAIC. Ela foi premiada no Concurso Práticas Inovadoras 2019.


Reportagem: Wesley Machado

20 visualizações