Método de Performance de Inteligência Emocional em Gestão Educacional agrada diretores




O segundo módulo da Formação com o Método PIE (Performance de Inteligência Emocional em Gestão Educacional), voltado aos gestores educacionais da rede municipal de ensino aconteceu nesta terça-feira (30). Trata-se de um programa voltado ao atendimento psicossocial de gestores, desenvolvido pela equipe do Programa TreinaRH da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST) e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).


Desta vez, a psicóloga do TreinaRH, Jamile Cristine, foi a palestrante e falou sobre Gestão de Emoções. Ela tem formação em Psicologia e licenciatura, é psicóloga cognitivo-comportamental, especialista em Psicologia Positiva, servidora pública da Prefeitura de Magé e da Prefeitura de Campos dos Goytacazes.





"Em um cenário em que o profissional é demandado e atravessado por diversas questões que ultrapassam a sua capacidade técnica, é imprescindível que o mesmo desenvolva sua inteligência emocional para lidar de maneira mais assertiva e saudável com as situações que se apresentam no contexto escolar. Estes encontros têm sido de muita relevância para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. São momentos em que o gestor é convidado a olhar pra si e reconhecer a sua singularidade, suas fragilidades e potencialidades como ser humano. Não é possível ser um bom profissional se a pessoa não se sentir bem com ela mesma ou ainda estabelecer relações positivas, ter um ambiente escolar saudável sem aprimorar as habilidades interpessoais e socioemocionais dos gestores que lideram as equipes escolares”.


Ela acrescentou que o PIE se apresenta como um suporte metodológico que visa apoiar os gestores no desenvolvimento de competências interpessoais e comportamentais, “visando à melhoria na qualidade das relações, o bem-estar no trabalho e, consequentemente, melhor capacidade de gestão, liderança e resolução das demandas que se apresentam no cotidiano dos gestores educacionais", completou.





O vice-diretor da Creche Escola Hermeny Coutinho, Wallace Guimarães de Abreu, é um dos beneficiados e, nesta semana, ganhou de brinde uma sessão de coaching sorteada durante a palestra. “Acredito que esse conhecimento adquirido pode melhorar muito nossa atividade profissional, mas, principalmente, nossa vida pessoal. Será muito bom se todos os profissionais também puderem participar, pois mexe muito com a gente, nos ajuda a sermos profissionais melhores e, assim, oferecermos um melhor serviço ao público. Está valendo muito a pena; quanto mais a gente aprende, melhor. É importante aprimorar os conhecimentos e todo mundo ganha, principalmente os alunos”, opinou.

Os encontros acontecem na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), que fica na rua Conselheiro Tomás Coelho, 151, Centro. A primeira palestra foi ministrada pelo coordenador do TreinaRH, Wilson Heidenfelder: servidor público, comunicólogo social, psicopedagogo, professor na Faculdade de Medicina de Campos e coach de Comunicação e Oratória.

Segundo Wilson, o projeto será ampliado para atender outras áreas da Administração Pública Municipal. “Vamos atender por blocos. O primeiro grupo a ser contemplado é o de diretores de escolas e creches, mas vamos criar uma versão para atender, também, gestores da Secretaria de Saúde e da Guarda Civil Municipal, que já se interessaram pela ideia”, disse.


A diretora de Gestão de Pessoas da Seduct, Lílian Neto, destacou que o PIE é um programa que reúne os conceitos básicos da Programação Neurolinguística, Psicologia Positiva e Coaching como práticas integrativas e complementares em saúde. “Nosso objetivo é promover a saúde emocional desses gestores na perspectiva de atender às demandas psicossociais que envolvem seu trabalho. Teremos três turmas para esse ano. Cada encontro tem quatro módulos e serão semanais, portanto, um mês de treinamento. Cada turma terá participação de dez escolas e dez creches. Então, esse ano 30 escolas e 30 creches serão contempladas”, explicou.


118 visualizações