Gestores, pedagogos e Professores de Suporte Pedagógico (PSPs) participaram nesta quarta-feira de uma reunião com a equipe Eduten. A capacitação foi realizada no auditório do Cemstiac. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, participou da abertura e falou sobre a plataforma.
"A expectativa com o uso do Eduten é muito grande, pois, vai permitir avançar com o ensino da matemática no município. Aprender a matemática é de extrema importância. Todos sabemos os desafios que a matemática traz e o nosso desafio é fazer o aluno gostar da disciplina. Como professor é fundamental saber as lacunas da Aprendizagem e essa plataforma proporciona esse diagnóstico, além de tornar a matemática mais interessante e lúdica", disse o secretário.
Durante cerca de 1 hora a equipe fez uma apresentação geral e outra mais pedagógica, contextualizando o Eduten. Os profissionais de Educação também participaram de gincanas e sorteio de brindes.
Trata-se de um caderno digital de matemática gameficada, usado mundialmente e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia por profissionais de educação e que tem feito sucesso em todo o mundo. A ferramenta utiliza um caderno digital e adaptativo de atividades matemáticas, usado como recurso pedagógico para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes.
A diretora pedagógica, Tânia Alberto, falou sobre a importância do encontro. "É uma reunião de esclarecimento e sensibilização e mais uma rodada na implantação do Eduten nas escolas. Porém, essa é a primeira com a equipe da Eduten para que os gestores possam se aprofundar ainda mais nos recursos oferecidos" afirmou Tânia.
O diretor pedagógico do Eduten Brasil, Arnaldo Vhieira, ressaltou que esse tipo de encontro é importante para que os gestores possam compreender detalhadamente o que é o programa. "Quando os gestores se aprofundam e conhecem todos os recursos pedagógicos que o caderno oferece eles conseguem trabalhar o engajamento dos alunos e da comunidade escolar. Além disso, pode analisar e gerir resultados pedagógicos. Nesta quinta-feira nossa equipe técnica vai estar reunida com 9 gestores de escolas, na sede da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) para engajar ainda mais os profissionais com o Eduten", explicou Arnaldo.
Gestora da Escola Municipal Branca Peçanha, Neilce Falquer, disse que está muito satisfeita com o programa. "É uma ferramenta muito boa. Agrega muito. Com certeza vai ajudar muito aos nossos alunos na interação com a matemática", comentou Neilce.
Gestora da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, Fátima Alonso, também aprovou a iniciativa. "Essa capacitação é muito importante porque nos ajuda a intervir no processo de ensino-aprendizagem. Estamos muito ansiosos para ver os resultados junto aos alunos", destacou a gestora.
Comments