top of page

Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)



Quem tem mais de 15 anos e deseja concluir os estudos pode realizar a matrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) até o dia 6 de agosto, nas unidades escolares próximas da sua residência que ofereçam essa modalidade de ensino. Para fazer a matrícula é necessário levar documentos pessoais como Identidade, CPF e comprovante de residência. Atualmente a EJA está presente em 22 unidades e conta com 2.800 alunos.


As aulas são presenciais e são oferecidos cadernos em forma de módulos que compõem os componentes curriculares. A coordenadora da EJA, Greice Souza, explicou que os professores que trabalham com esse público passam por treinamento específico, cursos de capacitação e contam com todo suporte pedagógico.


A EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilita sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.


A EJA é destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. A modalidade consiste em Anos Iniciais (da 1ª a 5ª fase) e Anos Finais (da 6ª a 9ª fase). O tempo médio de conclusão é de 18 meses.


“A Educação de Jovens e Adultos representa o resgate do ser humano como um todo. É a oportunidade que ele tem de voltar a sonhar, a viver e de ter de volta sua identidade. A EJA representa a possibilidade de o aluno vivenciar a leitura, escrita e, também, de ser inserido no mercado de trabalho ou conseguir um emprego melhor”, acredita Greice.


A Professora de Suporte Pedagógico (PSP) Dirleia Lugão, conta que o setor pedagógico e as PSPs dão total contribuição para a EJA funcione da melhor maneira, ajudando os alunos em trabalhos, indo às salas conversando e incentivando a fazer os cursos oferecidos pela Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) e ainda a continuar os estudos após a conclusão do 9º ano.


“Temos escolas com número grande de alunos como a Professora Eunícia Ferreira da Silva, 29 de Maio, Maria Lúcia, temos uma equipe muito comprometida para que a EJA cresça e realmente aconteça. As formaturas têm sido feitas de forma muito organizadas para que eles realmente se sintam valorizados. Temos incentivado eles a continuarem a estudar através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja) que é para os alunos que desejam concluir o Ensino Médio”, diz Dirleia.


CONFIRA ABAIXO A RELAÇÃO DAS UNIDADES QUE OFERECEM EJA:


EM Manoel Coelho - Goytacazes


Maria Lúcia - Turfe Clube


Francisco de Assis - Matadouro


EM Pequeno Jornaleiro - Centro


EM Prof.ª Wilmar Cava Barros - Jockey Club


Custódio Generoso Vieira - Calabouço


Centro Educacional 29 de Maio - Pecuária


EM Amaro Prata Tavares - Centro


Prof. Eunícia Ferreira Da Silva - Santa Rosa


EM Albertina Azeredo Venâncio - Travessão


EM Prof. Olga Linhares Corrêa - Calabouço – R2 N


CIEP Brizolão 481 Arnaldo Rosa Viana - Pq Aurora


EM Dr. Getúlio Vargas - Tocos


EM Dr. Luiz Sobral - Jardim Carioca


EM Farol de São Tomé


EM Lídia Leitão - Cidade Luz


EM Lulo Ferreira de Araújo - Morro do Coco


EM Carlos Chagas - Jacarandá (Travessão)


EM Santa Terezinha - Baixa Grande


CIEP Francisco Portela - Tocos


EM Marechal Artur da Costa e Silva - Parque Presidente Vargas


EM Mario Barroso - Ururaí

108 visualizações
bottom of page