Mediadores convocados pela Educação devem ficar atentos ao calendário de apresentação





A professora Mônica Egito Felizardo, moradora de Santa Maria, fez o processo seletivo da Secretaria de Educação, Ciência e Teologia (Seduct) para concorrer a uma vaga de mediadora e foi aprovada. Após a convocação publicada em Diário Oficial, ela se apresentou ao Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria, nesta segunda-feira (5), para apresentar os documentos pessoais e fazer a escolha da unidade escolar onde passará a atuar nos próximos dias, por meio de um contrato temporário de trabalho. Ela diz estar ansiosa para começar a atuar na profissão. Assim como Mônica, outros 115 mediadores e 100 cuidadores foram convocados para colaborarem na Educação Especial Inclusiva.


A convocação foi publicada no Diário Oficial - edição suplementar – do município, na última sexta-feira (02), por meio de portaria número 05/2022 – AQUI. Quem também se apresentou foi a professora Simoni Peixoto da Silva Porto. Ela contou que essa vai ser a primeira vez que trabalha como mediadora e está cheia de expectativas. “Gosto muito de criança, tenho paciência e amo muito o que faço. Estou pronta para o desafio e a missão de atuar junto às crianças com necessidades especiais”, disse.


Diferente de Simoni, a professora Maria Aparecida da Cruz Ferreira já teve uma experiência como mediadora. “Foi um trabalho numa escola pública, na qual trabalhei com crianças com dificuldades de aprendizagem. O desafio não foi tão grande como esse que está por vir, mas estou preparada e com muita vontade de começar”, explicou Maria.


Esta é a segunda convocação feita pela Seduct. Na primeira, 300 profissionais, sendo 200 mediadores e 100 cuidadores, foram chamados e passaram por uma capacitação, feita pela Seduct, no dia 25 de agosto, no Teatro Municipal Trianon, em parceria com o Instituto Neurodiversidade. Nesta outra etapa, os convocados deverão se apresentar na sala 3 da sede da Secretaria, das 9h às 16h, para contratação e alocação nas unidades escolares, obedecendo o cronograma divulgado na Portaria.


O processo seletivo foi viabilizado após a criação da Política Municipal de Atendimento à Educação Especial Inclusiva, aprovada por meio da Lei nº 9.145, de 05 de maio de 2022, com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal.


De acordo com a coordenadora do Departamento de Educação Especial Inclusiva, Carolina do Carmo, o cuidador presta atendimento aos alunos que necessitam de apoio no âmbito da alimentação, higiene, locomoção e atuação em todas as atividades escolares, visando atender suas necessidades básicas - fisiológicas, higiene e afetivas. “E o mediador visa apoiar os professores das salas de ensino regular, no desenvolvimento do planejamento pedagógico e nas atividades pedagógicas dos educandos, público alvo da Educação Especial Inclusiva”, explicou.


CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO:


05/09/2022 - Mediador - do 01 ao 30

06/09/2022 - Mediador – do 31 ao 60

08/09/2022 - Mediador – do 61 ao 90

09/09/2022 - Mediador – do 91 ao 115

12/09/2022 - Cuidador – do 1 ao 30

13/09/2022 - Cuidador – do 31 ao 60

14/09/2022 - Cuidador – do 61 ao 100

97 visualizações